Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais e queda de temperaturas no Sul do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: André C. Porto Alegre/RS.

3 min de leitura

Oferecido por

A passagem de uma frente fria neste domingo (05) na costa do estado do Rio Grande do Sul causou a formação de áreas de instabilidade na região sul do país. Os acumulados de chuva foram de 64 mm em São Borja, entre 3 horas do domingo, 5, e 3 horas da segunda-feira, 5 de maio, de acordo com o INMET, no noroeste gaúcho. São Luiz Gonzaga acumulou 40,6 mm neste período, Canela teve 34,6 mm de chuva e Campo Bom, 34 mm.

 

Como começa a semana na Região Sul?


Nesta segunda-feira (06), o dia segue com chuva forte e frequente, com muita atividade elétrica já pela manhã na Campanha, no sul e no oeste gaúcho, devendo avançar para as demais áreas do estado desde cedo. À medida que a chuva vai avançando pelo interior do Rio Grande do Sul e também para o sul do estado de Santa Catarina, perde força nas áreas da fronteira com o Uruguai. A partir daí, a chuva se espalha principalmente entre a tarde e a noite para o estado do Paraná e também para as demais áreas de Santa Catarina. Nestas áreas, as condições são para pancadas de chuva menos generalizadas, mas que podem acontecer com até forte intensidade e trazendo risco também para descargas atmosféricas.

 

Na terça-feira (07), um sistema de alta pressão atmosférica predomina sobre o Uruguai e também sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul. Com isso, as temperaturas ficam baixas no período da manhã e da noite, sendo amenas na parte da tarde. O tempo volta a ficar firme nestas áreas e a chuva acontece apenas no norte gaúcho. No leste de Santa Catarina, a infiltração de umidade do oceano deixa o tempo nublado e com possibilidade para chuviscos ao longo do dia. Além de causar chuva, há queda das temperaturas entre o Vale do Itajaí, a Serra Catarinense, no litoral e também em Florianópolis. Já no leste do Paraná, o dia fica mais fechado e com chuva persistente. A intensidade da chuva varia entre fraca a moderada e não há mais riscos de temporais. Já nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, o dia começa com sol, o que faz as temperaturas ficarem um pouco mais elevadas. No período da tarde ocorre aumento de nebulosidade, também por conta da umidade que entra do oceano e do calor. Então, novas pancadas de chuva acontecem com até moderada intensidade e risco de raios.

 

 

 

Foto: André C. Porto Alegre/RS.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias