Tempo instável com previsão de mais chuva no Sul

08/05/2019 às 11:02
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Muitas nuvens voltam a se espalhar e risco de chuva forte aumenta bastante na Região nos próximos dias

As nuvens de chuva voltam a se espalhar pelo Sul do Brasil estimuladas por uma mudança na circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera. Várias áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná poderão ter chuva ao longo do dia. A maior preocupação é com as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, onde há risco de chuva forte. 

 

Chuva no decorrer do dia 

A quarta-feira (8) já começou com chuva na fronteira gaúcha e a tendência é da intensificação da instabilidade com previsão de chuva forte. A nebulosidade tende a cobrir todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e muitas áreas do Paraná. Chove a qualquer hora, em geral com moderada intensidade. 

 

As capitais do Sul terão pouca chuva. A quarta-feira segue com predomínio de céu nublado e chance de garoa em Curitiba (PR). Vão ocorrer aberturas de sol em Florianópolis (SC) e pode chover entre fraca a moderada intensidade apenas em Porto Alegre (RS). Pelo excesso de umidade e nebulosidade, as temperaturas não sobem muito nesta quarta.

 

Vem mais chuva por aí! 

O tempo vai ficar mais fechado com alerta para temporais no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9) e principalmente o oeste gaúcho deve registrar os maiores acumulados de chuva. Santa Catarina e o oeste do Paraná também poderão ter chuva forte. 

 

Foto: Edson Toropi/RS

 

Alerta total a partir de sexta-feira! 

A chuva aumenta muito na Região Sul na sexta-feira (10) e no sábado (11). A previsão indica a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica dando origem a uma grande frente fria. A população deve se preparar para tempo severo, com chuva intensa, ventania e até queda de granizo no Rio Grande do Sul principalmente na sexta-feira e depois sobre o norte gaúcho, os estados de Santa Catarina e o Paraná no sábado. Por conta da grande virada no tempo, há potencial para ocorrências como alagamentos, queda de árvores e outras ocorrências. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

18°
min

28°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

24°
max

10mm / 90%