Aumenta o risco de temporais no Sul do Brasil

09/05/2019 às 11:23
por Redação

Oferecimento
Próximos dias serão de tempo severo e população deve ficar atenta aos alertas dos meteorologistas

Áreas de instabilidade continuam se formando entre a Argentina, o Paraguai e o Brasil e espalham nuvens bastante carregadas sobre os estados da Região Sul, com potencial para provocar chuva forte nesta quinta-feira. O maior risco para temporais é para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas, a população da Região Sul deve ficar muito atenta para novas tempestades nesta sexta-feira, 10 de maio, e no fim de semana, por causa da passagem de uma forte frente fria.  Além de aumentar o risco de chuva forte e de ventania nos três estados da Região Sul, espera-se queda da temperatura.

 

Chuva forte no RS e em SC

No decorrer desta quinta-feira, 9 de maio, nuvens carregadas crescem sobre os três estados da Região Sul e provocam pancadas de chuva moderadas a fortes nos três estados Porém, a chuva mais frequente e volumosa, com maior potencial para causar problemas para a população, é esperada para áreas do oeste, centro e sul de Santa Catarina e para o oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul.

 

Nas capitais, Curitiba tem um dia com muitas nuvens e sol fraco, mas sem previsão de chuva. Já para Florianópolis a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde e em Porto Alegre, pode chover a qualquer hora.

 

Foto: Lionel Wirth Caxias do Sul/RS
 

Semana termina em tempestade

A semana termina com alerta para tempestades no Sul do Brasil por causa da passagem de uma grande e forte frente fria sobre a Região. Esta frente fria tem potencial para provocar muita chuva em áreas dos três estados.

 

Para esta sexta-feira, o alerta para chuva muito volumosa é para o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul. Deve chover na maior parte do dia nestas áreas. As demais áreas gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre, o oeste e o centro-sul de Santa Catarina e o oeste do Paraná podem ter fortes pancadas de chuva a qualquer hora, mas ainda com chance de algumas horas sem chuva, apenas com muita nebulosidade.


Para a região de Florianópolis, Curitiba e demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, a expectativa é de que o sol ainda apareça pela manhã e as pancadas de chuva só ocorram no decorrer da tarde ou à noite, mas também tem risco de chover e ventar com moderada a forte intensidade.

 

Veja o alerta da meteorologia! 

 

Fim de semana

Durante o fim de semana, 11 e 12 de maio, esta grande frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil e provoca temporais nos três estados.

 

No sábado, há risco de chuva forte e de ventania em quase todas as áreas da Região Sul, incluindo as capitais.

 

A chuva diminui e perde força em no domingo,  mas ainda ocorre nos três estados. No Rio Grande do Sul, ainda deve chover apenas no norte do estado. Em Santa Catarina e no Paraná chove em todas as áreas.

 

Nas capitais, o domingo, 12, Dia das Mães, será com frio e muitas nuvens em Porto Alegre. Em Florianópolis e em Curitiba, o domingo será nublado, com temperatura baixa e chuva a qualquer hora.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

25°
max

25mm / 80%

Porto Alegre - RS

17°
min

22°
max

10mm / 90%