Sudeste fica mais seco e quente nesta quarta

21/05/2019 às 23:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte frente fria avança sobre a Região a partir da sexta-feira e derruba a temperatura. Saiba quando o tempo vai mudar em cada estado.

Uma grande massa de ar seco ganhou força sobre a Região Sudeste dissipando toda a instabilidade. O sol voltou forte e os níveis de umidade baixaram muito na tarde desta terça-feira,21, atingindo índices em torno dos 25% no noroeste de São Paulo e no norte de Minas Gerais. No Rio De Janeiro e no Espírito Santo, os menores valores ficaram pouco abaixo dos 50%. 

O ar seca mais nesta quarta e a semana termina com virada do tempo.

 

Ar seca mais nesta quarta

Nesta quarta-feira, 22 de maio, esta massa de ar seco ainda predomina sobre a Região Sudeste do Brasil e os níveis de umidade relativa do ar caem mais em todos os estados. Os menores valores devem ser observados novamente em áreas do interior de São Paulo e em Minas gerais e podem chegar aos 20%.

Níveis de umidade abaixo dos 60% por muitas horas consecutivas são considerados prejudiciais para a saúde humana, pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Previna-se e beba mais líquidos nesta quarta-feira.

 

Chuva

Todo o Sudeste tem um dia com muito sol e o tempo fica seco, sem risco de chuva em praticamente todas a Região. Só há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para o oeste e sul do estado de São Paulo, áreas próximas da divisa com o Paraná, por causa da aproximação de uma frente fria.

Apesar da temperatura amena do começo da manhã, o ar esquenta rápido e a tarde desta quarta-feira será com calor na Região Sudeste. A temperatura supera os 30°C à tarde em muitas áreas de todos os estados.

 

 

Foto de Tânia Espinosa, Cabo Frio (RJ)

 

 

Semana termina com virada no tempo

Uma grande e forte frente fria chega ao Sudeste do Brasil no fim da semana vai causar uma mudança muito brusca do tempo. Desta vez, não há previsão de eventos de chuva extremos como os que ocorreram na semana passada, mas ventos fortes e queda de temperatura muito acentuada são preocupações.

 

No estado de São Paulo, as pancadas de chuva se espalham na tarde da quinta-feira, mas o frio chega só na sexta. A temperatura cai muito em todas as regiões paulistas. O fim de semana será gelado para os paulistas.

No centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a região da cidade do Rio, começa a chover na sexta-feira, mas a queda da temperatura acentuada ocorre no sábado e o domingo.

No Sul de Minas e no Triângulo Mineiro pode chover rapidamente na tarde ou noite da quinta-feira, 23 de maio. Durante a sexta-feira, 24, a chuva se espalha pelo centro-oeste e Sul de Minas, além da Zona da Mata e a temperatura também tem forte queda. O vento frio se espalha pelo estado de Minas no fim de semana. O Sul de Minas terá muito frio nas madrugadas do próximo fim de semana.

No Espírito Santo, o sol e o calor predominam até sexta-feira. Na sexta, 24, pode chover no fim da tarde no sul do estado. No sábado e no domingo, a passagem da frente fria provoca chuva e faz a temperatura cair bastante.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%