Oferecido por
O Rio De Janeiro teve alguns temporais em maio, mas em volume e em frequência menores do que se observou várias vezes nos meses entre fevereiro e abril. Maio de 2019 terminou com um volume de chuva dentro do normal.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a estação meteorológica localizada no Alto da Boa Vista registrou 186,6 mm nos 31 dias de maio de 2019, muito próximo da média histórica para o mês que é de 182,2 mm.
Temperatura
Foi na penúltima semana de maio que uma frente fria forte chegou ao Sudeste do Brasil e causou uma acentuada queda da temperatura no Rio de Janeiro. No dia 27 de maio, a temperatura baixou para 15,2°C, a menor temperatura de 2019 até agora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Esta frente fria também deu ao Rio de Janeiro o recorde de menor temperatura máxima de 2019 até agora, que foi de 22,9°C no dia 17 de maio.
Foto de Pedro Henrique Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)
Frio abaixo de zero no Parque do Itatiaia
Entre os dias 24 e 28 de maio, o ar frio de origem polar atuou forte sobre o Rio de Janeiro deixou a temperatura baixa à noite e ao amanhecer em todo o estado. A estação meteorológica do Parque Nacional do Itatiaia, que fica a 2450 metros de altitude, registrou temperatura negativa em três dias consecutivos. Segundo o INMET, no dia 26 de maio, a temperatura mínima foi de -5,2°C, no dia 27 de -5,4°C e no dia 28, a mínima foi de -1,7°C.
Nuvem rara no fim do mês
Maio de 2019 terminou com uma nuvem especial e rara no Rio de Janeiro. No fim da tarde o dia 31 uma nuvem rolo (nuvem de longa extensão e em formato de rolo) pode ser avistada por quem passava na orla da zona sul carioca.
Nuvem rolo vista pelo satélite GOES 16 no Rio de Janeiro em 31-5-19