Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / A longa nuvem que apareceu no litoral do Rio de Janeiro

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    A longa nuvem que apareceu no litoral do Rio de Janeiro

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Maio de 2019 terminou com a visão de uma nuvem rara no Rio De Janeiro. Quem passava pela orla ao entardecer de 31/5/2019, na região de Ipanema/Leblon, na zona sul carioca, pode ver uma longa nuvem no horizonte. A visão impressionante era de uma enorme nuvem que parecia não ter fim. Era uma nuvem rolo!



    O que é uma nuvem rolo?

    A nuvem rolo, muito semelhante à nuvem “glória da manhã”, é considerada uma nuvem  rara. Ela pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos.

    Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa.

     

    Aspecto

    A foto é de uma nuvem rolo que foi avistada na região de Vitória em julho de 2017


    ES_Cariacica por Wesley Celestrino 31-7-2017

    Foto de Wesley Celestrino, Cariacica (ES)

     

     

    A nuvem rolo tem uma grande extensão horizontal, pequena amplitude vertical e a forma de um tubo. Em geral aparece destacada do restante de nebulosidade e pode vir em bandos de várias nuvens paralelas.

    A nuvem rolo parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal. A nuvem rolo é tecnicamente é do gênero stratocumulus. Como está na forma de um rolo e desprendido de qualquer outra nuvem, é da espécie volutus.

     

    Mais de 300 km de extensão

    O satélite GOES 16 captou as imagens das nuvens rolos que se formaram no mar a avançaram em direção ao litoral do Rio de Janeiro.

    Na imagem de 17h30 de 31/5/19 (19h30 UTC de 31/5/19) é possível ver várias nuvens rolos paralelas. É possível contar pelo menos seis! A primeira nuvem, da frente, tinha aproximadamente de 300 a 350 km de extensão.

     

     

    Nuvem rolo no Rio de Janeiro em 31-5-19_19h30UTC

     

     

    Na imagem capturada pelo satélite GOES 16 correspondente à situação de 15h30 de 31/5/19 (18h30 UTC de 31/5/19), a nuvem rolo estava a aproximadamente 84 km do litoral do Rio de Janeiro. Às 17h30 de 31/5/19 (19h30 UTC de 31/5/19), a mesma nuvem estava a cerca de 44 km/h da orla. A nuvem rolo se deslocou cerca de 40 km em 1 hora.

     

     

    Nuvem rolo no mar a cerca de 84 km/h do litoral do do Rio de Janeiro

     

     

    Nuvem rolo - rio de janeiro 31-5-19 anima

    Deslocamento de nuvens rolos no litoral do do Rio de Janeiro em 31/5/19

     

     

    Como se forma a nuvem rolo?

    A nuvem rolo se forma pela combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo. Se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes.

    Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a nuvem rolo não produz rajadas e nem provoca chuva. Vai se desfazendo à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias