Frio à vista e risco de ventania no Sul do Brasil

17/06/2019 às 20:07
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/06/2019 às 21:16

Oferecimento
Frente fria avança forte sobre a Região e faz a temperatura baixar muito durante o feriado da próxima quinta-feira.

Uma forte frente fria começa a avançar da Argentina e do Uruguai para o Sul do Brasil trazendo chuva forte, ventania e frio de inverno para o feriado prolongado do fim da semana .

 

Risco de ventania no Sul do Brasil

Nesta terça-feira, 18 de junho, a nova frente fria provoca temporais no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. A chuva avança para a Grande Porto Alegre e para demais regiões gaúchas no decorrer da tarde e na noite da terça-feira, 18 de junho.

Esta frente fria traz junto um forte massa de ar frio polar e também um intenso ciclone extratropical e seu deslocamento sobre o Sul do Brasil vai provocar ventania.

 

Nesta terça-feira as rajadas de vento podem alcançar até 90 km/h no Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina e até 70 km/h nas demais áreas da Região.

O serviço de meteorologia da Argentina já pôs várias regiões do país em alerta por causa desta frente fria. Há alerta para neve, tempestades e “viento blanco*” na parte mais elevada da cordilheira dos Andes.

 

Veja alerta original do serviço de meteorologia da Argentina

Vientos intensos en cordillera (Alerta Meteorológico Nro 38)

Zonas: Zona cordillerana y oeste de Catamarca, Zona cordillerana y oeste de Jujuy, Zona cordillerana y oeste de La Rioja, Zona cordillerana del sur de Mendoza, Zona cordillerana del centro y norte de Neuquén, Zona cordillerana y oeste de Salta, Zona cordillerana de San Juan

Se espera que hasta el día martes 18, sobre el área de cobertura continúen soplando vientos intensos del sector oeste con velocidades entre 70 y 120 km/h con ráfagas, con las mayores intensidades en los niveles más altos. Particularmente sobre la zona cordillerana del centro y norte de Neuquén y del sur de Mendoza, estas intensidades se esperan a partir de la noche de hoy lunes 17. Esta situación podría estar acompañada de viento blanco en la alta cordillera de San Juan, del sur de Mendoza y del norte de Neuquén. Se prevé la ocurrencia de viento zonda, durante la tarde de hoy, en el oeste de Jujuy, oeste de Salta, oeste de Catamarca y oeste de La Rioja.

 

Fecha de emisión: 17-6-2019 a las 15:30hs

 

Frio e chuva

Durante a quarta-feira, 19, a chuva se espalha sobre os três estados da Região Sul e a temperatura começa a baixar com a chegada de uma forte massa de ar frio de origem polar. A sensação de frio no Sul do Brasil vai aumentando até chegar a noite.

O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria da massa polar, vai ingressar sobre o Sul do Brasil entre a noite do dia 19 e a madrugada do dia 20 de junho. Isto vai fazer com que o feriado prolongado de 20 de junho seja com Clima de inverno no Sul do Brasil.  Há condições para geada em várias áreas do Sul no dia 20 de junho.

Na sexta-feira 21, quando o inverno começa oficialmente, e no fim de semana, o Sul do Brasil fica com muito sol e frio. Há risco de nevoeiro no início da manhã.

 

Veja mais detalhes do tempo no feriado prolongado

 

Mar agitado

Atenção para forte agitação no mar que começa a ocorrer durante a quinta-feira, 20 de junho, e persiste nos dias 21 e 22 de junho. Há risco de ressaca no Sul na sexta-feira, 21. O mar fica agitado por causa da passagem de um forte ciclone extratropical pela região de Buenos Aires e sobre o Uruguai.

 

Foto de Rafael Santana, Carazinho (RS)

 

O que é "viento blanco"?

"Viento blanco"  é uma ventania nas áreas mais elevadas da cordilheira dos Andes que levanta muita neve. A neve soprada forma uma cortina que reduz a visibilidade. Além disso, o vento intenso aumenta ainda mais o frio e causa morte por hipotermia. 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%