Oferecido por
Após provocar ventania na província de Buenos Aires e no Uruguai, um ciclone extratropical se afasta em alto-mar. Os ventos fortes deixam o mar bastante agitado e geram grandes ondas que passam pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil durante o fim de semana prolongado
Risco de ressaca
Nesta quinta-feira, 20 de junho, o mar fica bastante agitado no Sul do Brasil, com ondas de até 2,0 metros. Durante a noite, as ondas começam a aumentar no litoral de São Paulo.
Na sexta-feira, 21 de junho, o mar vai ficando menos agitado no decorrer da manhã no litoral da Região Sul, mas a forte agitação será sentida no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro
Atenção porque há risco de ressaca no litoral norte de São Paulo e no litoral centro-sul do Rio de Janeiro, até Arraial do Cabo. Tem risco de ressaca também na cidade do Rio. As ondas podem chegar a 2,5 metros nestas áreas.
Durante a noite do dia 21, o mar começa a ficar agitado no litoral sul do Espírito Santo.
Durante o dia 22 de junho, sábado, a agitação no mar vai diminuindo à tarde no litoral do Sul e do Sudeste. Ainda pode ter ressaca na madrugada e manhã do dia 22.
No dia 23 de junho, domingo, as ondas diminuem mais no Sul e no Sudeste
Aviso de ressaca da Marinha válido entre Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ), de 12 UTC (9 horas em Brasília) de 21/6/2019 até 12 UTC (9 horas em Brasília) de 22/6/2019.
AVISO NR 594/2019
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUA - 19/JUN/2019
RESSACA ENTRE ILHABELA (SP) E ARRAIAL DO CABO (RJ) A PARTIR DE 211200 HMG. ONDAS DE SW/S 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 221200 HMG.
Ciclone extratropical se afasta do Uruguai na noite de 19/6/19
Ventania ciclônica em Montevideu
Durante o dia 19 de junho de 2019, o Uruguai e a província de Buenos Aires sentiram a ventania de um ciclone extratropical. Deve ter sido bastante difícil caminhar pelas ruas de Montevideo, a capital uruguaia, por causa do vento forte que soprou o dia todo.
Pelas medições do aeroporto de Montevideo, durante todo o dia ocorreram rajadas de vento de 51 km/h a 74 km/h, desde 3 horas da madrugada até 19 horas da quarta-feira, 19. Entre 8 horas da manhã e 14 horas, o vento foi constante em 56 km/h, além das rajadas mais fortes.
Na cidade de Mar Del Plata, no litoral da província de Buenos Aires, a passagem deste ciclone extratropical também provocou ventania por muitas horas consecutivas. As rajadas mais intensas variaram de 51 km/h a 66 km/h entre 5 horas da madrugada e 15 horas do dia 19 de junho.
A ventania parou no começo da noite com o afastamento do forte ciclone extratropical. Nesta quinta-feira, 20, este sistema se desloca cada vez pelo oceano afastando-se mais da América do Sul.
Ciclones extratropicais são centros de baixa pressão atmosférica em geral associados com frentes frias e são muito comuns no Atlântico Sul, passando eventualmente sobre o Chile, a Argentina, Uruguai e pelo Sul do Brasil.