Oferecido por
O mês de junho de 2019 termina com grande contraste de umidade e de temperatura no Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul sente as mudanças no tempo e a volta de temporais por causa da organização de uma nova frente fria. Uma forte massa de ar seco vai dificultar a expansão das nuvens carregadas por quase todo o fim de semana, mas no domingo, 30 de junho, a chuva as pancadas de chuva poderão ocorrer nos três estados.
Nova frente fria
Uma forte queda da pressão atmosférica começou a ocorrer na sexta-feira, 28 de junho, entre a Argentina, a Bolívia e o Paraguai, estimulando a formação de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, que voltou a ter chuva e raios
No sábado, 29 de junho, uma frente fria se organiza entre o Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai, associada com um ciclone extratropical.
Na manhã do domingo, 30, esta frente fria já estará formada e com um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
Nova frente fria se organiza entre o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina entre
os dias 29 e 30 de junho de 2019
Risco de temporais no Rio Grande do Sul
Depois da geada e do frio intenso, os gaúchos passam os últimos dias de junho de 2019 debaixo de nuvens carregadas, raios e pancadas de chuva. A situação é de alerta porque é risco de temporais em todo o estado durante o fim de semana, inclusive na Grande Porto Alegre. Veja alerta especial.
Com o predomínio do tempo chuvoso, a temperatura fica amena o dia todo. Atenção para ventos fortes durante todo o fim de semana, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.
A instabilidade no Rio Grande do Sul só vai diminuir, primeiro pela fronteira com o Uruguai, durante a segunda-feira quando o ar frio de origem polar começar a entrar forte sobre o estado.
Sábado quente em Santa Catarina e Paraná
Santa Catarina e Paraná o sábado, 29 de junho, sob a influência de uma forte massa de ar seco. A maioria das áreas dos dois estados têm um dia com muito sol, algumas nuvens e calor, mas sem condições de chuva. Há risco de chuva apenas para o extremo sul de Santa Catarina, região do litoral sul e da serra catarinense.
Mesmo sem chuva, podem ocorrer fortes rajadas de vento quente, entre 40 km/h e 60 km/h.
As capitais Curitiba e Florianópolis têm muito sol neste sábado e temperatura acima do normal para junho.
Domingo instável no Sul
Durante o domingo, 30 de junho, as áreas de instabilidade da frente fria que se organiza entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai se espalham sobre o Sul do Brasil.
No Paraná, o sol e o calor ainda predominam, mas tem previsão de pancadas de chuva e raios, que podem ser fortes, no oeste e sul do estado. Pode ventar forte mesmo sem chover e em todo o estado.
Já em Santa Catarina, deve chover durante o domingo em Florianópolis em quase todo o estado. Tem risco de chuva moderada a forte e de raios. Pode ventar forte também. Só não deve chover na região do litoral norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, mas a nebulosidade aumenta nestas áreas.