Frio abaixo de 0°C e geada no Sul do Brasil

16/07/2019 às 11:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nova massa de ar frio de origem polar passa sobre a Região Sul. Atenção para as regiões com risco de geada nesta próxima quarta-feira.

Uma nova massa de ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil e as temperaturas voltaram a baixar. Valores abaixo de zero e geada voltaram a ser observados no amanhecer desta terça-feira, 16 de julho. 

 

Este ar gelado fica o dia todo sobre a Região Sul mantendo a temperatura  baixa mesmo com a presença do sol. A noite de hoje será gelada!

 

Confira algumas baixas temperaturas registradas no Sul do Brasil em 16/7/19 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Epagri-Ciram, do governo de Santa Catarina.

O menor valor de temperatura no Brasil, pela medição destes dois órgãos, foi de 2,0°C negativos em Urupema, no alto da serra catarinense.

 

Urupema/Morro de Urupema (SC): -2,0°C

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja SC): -1,2°C

Quaraí (RS): -0,5C

São Joaquim/Cruzeiro (SC): -0,7°C

São José dos Ausentes (RS): 0,0°C

Vacaria/Basf (RS): 0,4°C

Cambará do Sul (RS): 0,6°C

Bagé (RS): 0,7°C

Bom Jesus/Basf (RS): 0,7°C 

 

 

SC_São Joaquim - São Joaquim Online 16-7-19-geada_2

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim(SC), geada em 16/7/19

 

 

O INMET registrou geada forte em Bagé (RS), geada moderada em Bom Jesus (RS), Cambará do Sul (RS) e Lagoa Vermelha (RS), e geada fraca em Passo Fundo (RS) e em Santa Maria (RS)

 

Quarta-feira muito fria e com geada

A madrugada e as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 17 de julho, ainda serão geladas no Sul do  Brasil. O centro da nova massa de ar de origem polar que chegou a Região, que é a região de frio mais intenso, ainda estará sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Isto vai fazer com que as temperaturas fiquem muito baixas ao amanhecer, até abaixo de valores registrados nesta terça-feira. Até a noite da quarta-feira, este centro de ar frio já estará sobre o mar.

 

O frio intenso provoca a formação de geada na madrugada e ao amanhecer no centro-sul do Paraná, podendo gear na região de Ivaí, na serra e nos planaltos norte e sul de Santa Catarina, incluindo áreas como Caçador, Mafra, Lages. Desta vez, não deve gear em Curitiba e nem em Florianópolis

previsão de geada para praticamente todo o Rio Grande do Sul, exceto no noroeste, no litoral e em Porto Alegre.

Na quinta-feira, 18, pode geada nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e na serras gaúcha e catarinense.

 

Sol e frio

A presença do ar frio e seco de origem polar deixa o tempo firme no Sul do Brasil nesta quarta-feira, 17 de julho, com muito sol e poucas nuvens em quase toda a Região. Apenas o litoral do Paraná fica nublado. Faz frio o dia todo.

Veja como fica o tempo no restante da semana

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%