Chuva e sensação de frio no Espírito Santo

19/07/2019 às 10:35
por Angela Ruiz

Oferecimento
Mar fica agitado na costa capixaba. Veja se há risco de ressaca

Os ventos úmidos que sopram do mar em direção a costa do Sudeste do Brasil ajudam a espalhar nuvens sobre o Espírito Santo. No leste do estado, inclusive em Vitória as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora com fraca intensidade. As rajadas de vento podem alcançar até 50km/h. 

 

A sensação é de frio. Nesta sexta-feira, segundo dados da estação automática do Inmet - a menor temperatura registrada no estado foi de 10,7°C, em Venda Nova do Imigrante. Na capital, a temperatura foi de 15,7°C. O frio que o capixaba está sentindo está associado aos ventos frios que sopram do mar em direção ao continente e a grande cobertura de nuvens sobre o estado que dificulta que o sol apareça com mais força.  

 

No oeste do estado, cidades que fazem divisa com Minas Gerais a concentração de umidade também é alta, mas ocorrem períodos de sol ao longo de todo o dia e não chove. A sensação é de frio em todo o estado é provocada pela presença de muitas nuvens e dos ventos soprando em direção ao continente.

 

Foto: Angela Ruiz - Vitória - ES

 

Tempo no fim de semana 

 

A umidade marítima vai colaborar para formação de nuvens e a ocorrência de chuva, nos próximos dias no Espírito Santo. Até o próximo domingo, a nebulosidade se espalha por todo o Espírito Santo provocando chuva fraca e frequente em vários momentos do dia, principalmente na faixa leste do estado, onde está a Grande Vitória. Os volumes de chuva podem acumular até 30 milímetros em várias localidades. Veja no mapa anexo :

 

chuvap1_se (1)

 

Mar agitado

 

Na Região Sudeste, a agitação marítima começou a se espalhar e a ganhar força na quinta-feira, 18 de julho, mas persiste nos próximos dias e se intensifica muito nos dias 20, 21, 22  de julho. A agitação marítima começa a diminuir durante o dia 23 de julho.

 

O alerta atual da Marinha é para ressaca entre Santos (SP) e cabo de São Tomé (RJ) com validade até a manhã do dia 21 de julho, e também para todo o litoral do Espírito Santo.

 

AVISO NR 796/2019

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1600 HMG - QUI - 18/JUL/2019

RESSACA ENTRE SANTOS (SP) E CABO DE SÃO TOMÉ (RJ). ONDAS DE SE/E 2.5/3.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 211200 HMG.

 

Leia mais sobre o alerta de mar agitado na costa brasileira aqui

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

25°
min

35°
max

0mm / 0%