Poluição do Vulcão Ubinas chega ao Brasil

20/07/2019 às 14:31
por Joao Basso

Atualizado 20/07/2019 às 15:26

Oferecimento
Gases na atmosfera devem afetar o tempo nos próximos dias

O vulcão Ubinas, que está situado na região de Moquegua, 1250 km ao sul da capital do Peru, Lima entrou em erupção nesta sexta-feira (19). As explosões vulcânicas que ocorreram devido à erupção liberaram gases na atmosfera e devem afetar o tempo nos próximos dias em algumas áreas do país.

 

A circulação dos ventos sobre a América do Sul, na altitude próxima de 10 mil metros, direciona a pluma de poluentes do vulcão Ubinas para o Brasil para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.

 

Visão a partir dos satélites meteorológicos

 

A imagem abaixo mostra o produto de dióxido de enxofre (SO2) e cinzas vulcânicas do satélite GOES-16 das 12h50min (horário local de Brasília) deste sábado (20). As camadas mais escuras mostram onde há maior concentração de cinzas (área circulada) e de SO2. AS áreas de  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e em áreas do estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina devem ser as mais afetadas nestes próximos dias pelos efeitos da poluição vulcânica.

 

 

  cinzas

Produto de SO2 e cinzas vulcânicas, derivado do satélite GOES-16 das 12:50 (horário local de Brasília) do dia 20/07/2019. FONTE: CIRA/RAMMB

 

Impactos das cinzas vulcânicas

 

A altura das cinzas vulcânicas determina muito do seu impacto na atmosfera. Como as cinzas são emitidas em altitudes elevadas, seus efeitos são principalmente na navegação áerea. Os dejetos sólidos que saem das erupções vulcânicas podem ser sugados pelas turbinas dos aviões causando danos graves, que podem até destruir as turbinas.

 

Estes dejetos vulcânicos podem demorar meses para dispersarem completamente e, se em grande quantidade, causam até redução na temperatura do ar, que foi o que ocorreu em 1991 na erupção do vulcão Pinatubo nas Filipinas. 

 

Por do sol púrpura

 

Nem todos os efeitos dos dejetos dos vulcões sao ruins. Um dos gases normalmente expelidos é o SO2, dióxido de enxofre. Esse gás modifica as cores do pôr do sol, deixando a atmosfera mais púrpura, mais acentuada para tons de rosa e roxo. O visual é lindo e pode ser que aconteça em áreas dos sul, sudeste e centro oeste do Brasil nos próximos dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

5mm / 60%

Brasília - DF

20°
min

29°
max

4mm / 90%