Frio bate recorde em Curitiba e Sul ainda geada nesta segunda

04/08/2019 às 18:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Urupema (SC) registra -8,0°C, a menor temperatura no Brasil na passagem da forte onda de frio do início de agosto de 2019

A forte massa de ar frio de origem polar que entrou no Brasil no primeiro fim de semana de agosto de 2019 congelou o Sul do Brasil novamente. As temperaturas na madrugada e no amanhecer do domingo, 4 de agosto, ficaram ainda mais baixas do que no sábado, como estava previstos. Os três estados voltaram a registrar temperatura abaixo de 0°C.

 

A menor temperatura registrada no Sul do Brasil foi de 8,0°C negativos em Urupema/Parque Exposição, pela medição do Epagri-Ciram, do governo de Santa Catarina. Esta foi também a menor temperatura oficialmente registrada na passagem desta nova forte massa polar sobre o Brasil.

 

Segundo o INMET, a menor temperatura no dia 4 de agosto no Paraná foi de 4,1°C negativos em São Mateus do Sul. Em Santa Catarina, a menor temperatura medida foi de 3,6°C negativos em Bom Jardim da Serra. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 2,0°C negativos em Cambará do Sul.

 

Geada forte e muito gelo nas árvores em São Joaquim (SC) no amanhecer de 4/8/19

 

 

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC), em 4/8/19

 

 

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC), em 4/8/19

 

 

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC), em 4/8/19

 

 

Recorde de frio em Curitiba

Curitiba amanheceu o domingo congelada e chegou ao fim da tarde gelada. Com temperatura mínima de 2,3°C, a geada voltou a se formar neste inverno na capital do Paraná. Mas ao longo do dia, a nebulosidade aumentou, escondeu o sol e o domingo terminou nublado e muito frio.

 

A tarde do domingo, 4 de agosto, foi a mais fria do ano em Curitiba, com temperatura máxima de apenas 11,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde de anterior de menor temperatura máxima neste local era de 12,9°C, em 7 de julho, durante a passagem de outra onda de frio muito forte sobre o Brasil. 

 

Previsão de geada na segunda-feira

A madrugada e o amanhecer desta segunda-feira, 5 de agosto, ainda serão muito frios no Sul do Brasil. Há condições para geada em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral, na serra,. Temperaturas  abaixo de 0°C ainda poderão ser registradas nos três estados.  planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e no sul do Paraná

Na terça-feira, 6, a geada deve ficar restrita às áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Quando o frio diminui?

O centro (região onde o frio é mais intenso) da forte massa de ar frio que chegou no fim de semana vai para o mar nesta segunda-feira, 5, e no decorrer da semana se afasta cada vez mais do Brasil. A partir da terça-feira, 6, a temperatura já terá uma grande elevação o Sul do Brasil e a semana deve terminar até com calor.

 

Sol e ar seco

Quase todo o Sul do Brasil tem sol e poucas nuvens nos próximos dias. O tempo fica seco e os níveis de umidade do ar À tarde ficam baixos. Mas na quarta-feira, pancadas de chuva com raios podem voltar a ocorrer na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

5mm / 90%