Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Depois de chuva atípica, tempo seca em Mato Grosso do Sul

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Depois de chuva atípica, tempo seca em Mato Grosso do Sul

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Algumas áreas estado de Mato Grosso do Sul, próximas da divisa com São Paulo e com Goiás, tiveram fortes pancadas chuva durante a tarde e a noite do dia 5 de agosto. Em Costa Rica, a chuva veio com enormes pedras de gelo. 

     

    Voltou a chover na tarde desta terça-feira em vários locais do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, mas com fraca a moderada intensidade. Chover nesta época do ano é pouco comum nestas áreas e ainda mais com acumulados tão grandes como foram observados. 

     

    A chuva caiu forte em vários locais. Segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em 24 horas, entre 18 horas do dia 5 e 18 horas do dia 6 de agosto de 2019, horário de Brasília, choveu 43,8 mm em Paranaíba, 37,4 mm em Cassilândia e 36,2 mm em Costa Rica.  É muita chuva para agosto.

     

    Em todas estas áreas, a chuva de 24 horas superou a média normal para todo o mês de agosto, que é normalmente um mês de pouca chuva em Mato Grosso do Sul, como em toda a Região Centro-Oeste. Pelos cálculos do INMET, a média de chuva para agosto para o norte/nordeste de Mato Grosso do Sul varia de 15 mm a 35 mm.  A média de chuva em agosto em Paranaíba é de 15,5 mm.

     

    Além do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, vários locais do sul de Goiás e do sudeste de Mato Grosso tiveram pancadas de chuva atípicas para agosto nos últimos dois dias.

     

    Em Mato Grosso, no fim da tarde e começo da noite do dia 5 de agosto, deu umas pancadas de chuva rápidas perto de Primavera do Leste, mas com raio! Choveu em Alto Taquari com acumulado de 5,2 mm entre 23 horas e 21 horas (Brasília).

    Nesta terça-feira choveu mais em Alto Taquari com acumulado de 14,4 mm. É muita chuva para agosto. A média é de 10 a 15 mm. Em Itiquira choveu 2,6 mm em 1 hora na tarde de hoje. As duas localidades são no sul de Mato Grosso.

     

    No sul de Goiás, as pancadas de chuva foram fortes na segunda à tarde/noite e com raios. (radar pegou) Em 48 horas,entre 9 horas do dia 4 e 9 horas do dia 6, o INMET registrou 6.2 mm em Itumbiara, 10,6 mm em São Simão e 4,2 mm em Edeia

     

    Entre 9 horas do dia 5 e 9 horas do dia 6, choveu 2,0 mm em Mineiros, 3,0 mm em Jataí

    Mas chuviscou lá no nortão de Goiás! Alto Paraíso de Goiás acumulou 0,2 mm e Posse (divisa com TO) 0,1 mm.

     

     

    Chuva forte entre MS, SP e GO observada pelo radar meteorológico de Jaraguari (MS) - Redemet

     

     

    Tempo volta a secar

    Estas áreas de instabilidade atípicas se formaram por causa da organização de uma área de circulação de ventos ciclônica em médios e altos níveis da atmosfera, após a passagem de uma forte frente fria. 

    Esta circulação está se desfazendo e as áreas de instabilidade tendem a se dissipar. A partir desta quarta-feira, a nebulosidade diminui entre o Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. Não há mais expectativa de chuva.

     

    A semana segue com sol forte e poucas nuvens no Centro-Oeste como é comum nesta época.

    A semana começou fria em muitas áreas da Região, mas o ar já se aqueceu e os próximos dias serão muito quentes e secos, sem previsão de chuva pelo menos até o domingo, 11 de agosto.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias