Muita chuva no sul e leste da Bahia

08/08/2019 às 14:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/08/2019 às 15:43

Oferecimento
Infiltração de umidade marítima continua em parte do leste do Nordeste

A infiltração de umidade marítima continua forte sobre o leste do Nordeste e muita umidade ainda é observada sobre o centro-sul, leste e nordeste da Bahia, sobre Sergipe, Alagoas e sobre todo o estado de Pernambuco. A umidade aumentou muito após a passagem de uma frente fria forte que intensificou o vento marítimo.

 

Desde o início desta semana tem chovido até em áreas do sertão do Nordeste, mas em geral com fraca intensidade. Mas no sul e leste da Bahia, a chuva tem sido persistente nos últimos dias e até com moderada a forte intensidade.

 

Entre 14 horas do dia 7 e 14 horas do dia 8 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 76,4 mm em Itamaraju, 53,2 mm em Belmonte e 21,2 mm em Porto Seguro. A região de São Luis do Quitunde, em Alagoas, acumulou 20,8 mm neste período, mas o acumulado total desde o primeiro dia de agosto até o dia 7 já está em quase 140 mm

A umidade tem chegado com força ao Agreste do Nordeste. Em Garanhuns já choveu 50 mm desde o início de agosto.

 

 

Foto de Wando Rocha, Planalto (BA)

 

Mais chuva nos próximos dias

A infiltração de umidade marítima sobre o leste do Nordeste tende a enfraquecer nos próximos dias, mas até o domingo, todo o sul e o leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, e o leste de Pernambuco continuam tendo pancadas de chuva frequentes. A chuva mais persistente e com maior volumosa deve ocorrer no sul e leste da Bahia e no litoral de Alagoas.

 

Ar seco

O ar seco predomina nos próximos dias no Maranhão, no Piauí, o Ceará e também no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba e no oeste da Bahia. Os níveis de umidade no interior do Piauí podem ficar até um pouco abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.

 

 

A imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16 mostra o excesso de nebulosidade (áreas amareladas) no sul, leste e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em todo o Pernambuco às 14 horas de (17:00Z) de 8/8/19.

 

 

Muita nebulosidade (manchas amareladas) sobre várias áreas do leste do Nordeste

CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

23°
min

30°
max

20mm / 90%