Queda de temperatura em MS nesta terça

12/08/2019 às 21:40
por Redação

Atualizado 12/08/2019 às 22:18

Oferecimento
A umidade no ar ainda fica abaixo de 30% em quase todo o Centro-Oeste nas horas mais quentes do dia.

O contraste da circulação dos ventos de um sistema de alta pressão atmosférica e ventos associados a influência de uma frente fria que chega ao Centro-Oeste vai favorecer o aumento de nebulosidade em parte do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso nesta terça. Nos próximos dias, uma massa de ar polar vai diminuir o calor no Centro-Oeste, mas o sol ainda predomina.

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria começa a mudar o tempo em parte de Mato Grosso e de Mato Grosso o Sul nesta terça-feira, 13 de agosto. A nebulosidade vai aumentar no extremo sudoeste do Mato Grosso (fronteira com a Bolívia) e no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. Esta terça-feira, 13 de agosto, será de sol entre muitas nuvens nessas áreas e com a entrada do ar polar da frente fria, a temperatura em Mato Grosso do Sul vai cair, mas ainda deve fazer calor à tarde. Para as outras áreas da Região a previsão é de sol forte, tempo muito seco e calor.

 

Tarde de 12 de agosto foi a mais quente do ano até agora em Cuiabá 

 

Ar seco

Com o ar seco predominando sobre o Centro-Oeste, a umidade relativa do ar vai ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia em quase toda a Região. No Mato Grosso, oeste de Goiás e nordeste do Mato Grosso do Sul o índice pode chegar a menos de 20%. Esses valores são preocupantes, pois o ideal para a saúde humana é que a umidade no ar fique acima dos 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Foto de Rogério de Oliveira, Dourados (MS)

 

Tendência para os próximos dias 

Nesta quarta-feira, o ar polar vai entrar sobre o Mato Grosso e causar ligeira queda na temperatura, mas à tarde ainda faz bastante calor. A fronteira com a Bolívia vai ter um dia de sol entre muitas nuvens. O centro-oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá,  também terá sol entre muitas nuvens pela manhã, mas a partir da tarde o sol volta a predominar. 

 

O tempo não muda por enquanto nas outras áreas da Região Centro-Oeste. O tempo seco, com muito sol e calor ainda predomina, inclusive em Goiânia e em Brasília.

 

Até o final da semana, os dias serão de sol, grande variação entre a temperatura mínima e máxima, com calor à tarde, e ar seco em todo o Centro-Oeste. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

30°
max

15mm / 90%