Frio intenso e geada no Sul do Brasil

13/08/2019 às 22:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/08/2019 às 03:53

Oferecimento
Nevou na terça,13, no Uruguai e extremo sul gaúcho teve chuva congelada.

O frio intenso vai ocasionar a formação de muita geada ao amanhecer ou já na madrugada em áreas amplas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No começo da noite do dia 13 de agosto, o centro desta forte massa de ar polar (que é a região de frio mais intenso) estava entre a região de Buenos Aires e de Montevideo.

 

Na madrugada e manhã desta quarta-feira, 14, o centro desta massa polar avança sobre o Uruguai e sobre o sul do Rio Grande do Sul. O ar gelado invade o Sul do Brasil com muita força nesta quarta-feira e o dia amanhece congelante, com condições para geada de moderada a forte intensidade em muitas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e até do sul do Paraná. Temperaturas abaixo de 0°C devem ser observadas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente no sul gaúcho e nas regiões serranas destes estados.

 

 

Neve 

Várias áreas do Uruguai e do extremo sul Rio Grande do Sul registraram queda de neve ou outras precipitações de inverno, como chuva congelada e neve granular na manhã desta terça-feira, 13 de agosto.

 

Imagens com neve circularam pelas redes sociais e as mais impressionantes foram as do Uruguai, onde houve precipitação de neve em flocos e com acumulação. 

A chuva congelada foi observada em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul gaúcho. Neve na forma granular foi observada em São José do Norte, também no sul do Rio Grande do Sul.

 

Possibilidade de neve até a madrugada desta quarta, 14

Por volta das 22 horas da terça-feira, 13, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 2,5°C negativos em Urubici (SC), 0,7°C negativos em São Joaquim (SC) e 0,1°C também negativos em São José dos Ausentes (RS).

 

Diante do frio intenso que persiste durante a noite desta terça-feira, 13, e a madrugada da quarta-feira, 14 de agosto, e com a nebulosidade que ainda se faz presente em parte da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, não se pode descartar a chance de  voltar a nevar (ou ocorrer outro tipo de precipitação invernal) em pequenas áreas destas regiões.

 

 

Frio intenso e nebulosidade sobre a serra do RS e de SC

 

Mas a nebulosidade não deve persistir por muitas horas e nem cobrir grandes áreas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Se ocorrer alguma precipitação invernal será rápida e em pequenas áreas. 

 

Forte massa polar e ciclone extratropical

A neve ocorreu devido ao frio intenso provocado pela entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar, de forte intensidade, aliada com a passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. 

A massa polar garantiu o forte resfriado da atmosfera e a circulação ciclônica trouxe a umidade para a formação das nuvens que permitiram a formação dos cristais de gelo no seu interior, devido a atmosfera muito fria.

 

 

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

31°
max

5mm / 90%