Chuva aumenta no sul da Amazônia

24/08/2019 às 17:35
por Joao Basso

Atualizado 24/08/2019 às 17:46

Oferecimento
Umidade aumenta e chuva se espalha pela região nestes próximos dias

A estação seca compreende os meses de julho, agosto e setembro na Amazônia e as queimadas são comuns nesta época do ano. Elas podem ocorrer de formas naturais, devido ao solo bastante seco e às temperaturas elevadas muito próximas da superfície. Esta combinação de efeitos pode provocar combustão instantânea em folhagens secas.

 

Entre julho e agosto, o tempo seco favoreceu o grande aumento do número de queimadas na Região Norte do país, influenciando muito as capitais de Rondônia e do Acre. Com a propagação da fumaça, houve redução na visibilidade nos centros urbanos de Porto Velho e de Rio Branco, afetando os aeroportos. Então, durante os últimos dias a navegação fluvial ficou comprometida em alguns períodos.

 

O tempo muda nos próximos dias

 

Nesta última semana de agosto, a mudança na circulação dos ventos na atmosfera na Região Norte do Brasil vai contribuir ao aumento da umidade nestas áreas. As condições meteorológicas passam a ser favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva em RO, AC e no sul do AM, e, com isso o efeito das queimadas tende a ser amenizado.

O mapa abaixo mostra a previsão do acumulado de chuva entre os dias 24/08 e 28/08 de 2019. Através deste mapa, é possível perceber o indicativo do espalhamento de áreas de instabilidade nas regiões citadas anteriormente.

 

http://mapserver.climatempo.com.br/weathermaps/?config=brasil&layer=precipitacao_pentada_1&model=MM5

 

 

Pancadas de chuva são esperadas para Rio Branco e Porto Velho

 

Áreas de instabilidade devem se formar já neste domingo, 25 de agosto de 2019, provocando pancadas de chuva isoladas entre os RO e AC e o sul do AM. As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada a partir da tarde e o acumulado ainda não deve ser elevado. Porém, entre a segunda (26/08) e a quarta-feira (28/08), núcleos mais abrangentes de nuvens carregadas se intensificam e devem ocasionar chuva mais persistentes e volumosas em ambos os estados. Até o final de agosto, a umidade fica elevada nestas áreas e são esperadas mais pancadas de chuva nestas áreas do sul da Amazônia.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

23°
min

30°
max

20mm / 90%

Rio Branco - AC

23°
min

29°
max

20mm / 90%