Oferecido por
A presença de uma grande massa de ar seco sobre o interior do País tem impedido a formação de nuvens de chuva no DF nos últimos dias. Em Brasília, a última vez que a estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva foi no dia quatro de junho, e mesmo assim não foi muito, apenas 6,9 mm. Desde então, já são 84 dias sem chuva na Capital Federal. A média Climatológica de agosto na região é de 24,1mm, portanto, até agora, a chuva do mês está 100% abaixo da média em Brasília.
Foto de César Soares, Brasília, DF
Previsão do tempo para a quinta-feira (29)
Nesta quinta-feira o ar continua muito seco no Distrito Federal e ainda não chove. A temperatura sobe um pouco mais em relação aos últimos dias e a sensação será de bastante calor, com máxima perto dos 30°C. Os índices de umidade do ar continuam críticos nas horas mais quentes do dia, abaixo de 20%. Principalmente para as pessoas que possuem problemas respiratórios crônicos, a situação é complicada, e esses baixos índices podem agravar o quadro e provocar crises alérgicas. A atenção com idosos e crianças deve ser redobrada para que não haja desidratação.
Quando volta a chover?
Infelizmente, esse tempo seco ainda deve se prolongar pelo menos até o final de setembro. No decorrer de outubro, quando a primavera começar a se estabelecer de fato, a umidade aumenta no Distrito Federal e voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva.