Fim de semana de sol no Rio

31/08/2019 às 09:43
por Aline Tochio

Oferecimento
Vento de sul diminui a temperatura no domingo, mas ainda não chove

O Rio De Janeiro terá um fim de semana bastante aproveitável com relação às condições meteorológicas. O sábado está sendo ensolarado em todo o estado. O fluxo de ventos de quadrante norte faz com que a temperatura suba mais rapidamente, além de trazer ar mais seco do interior do país para o Rio. Às 09h deste sábado (31), a base aérea de Jacarepaguá já marcava 29ºC. A previsão é de que a máxima chegue a 35ºC na capital.

 

RJ

 

O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil gera uma grande diferença de pressão e temperatura do ar entre o Sul e o Sudeste. Essa diferença (gradiente) de pressão faz com que o vento se intensifique e, por isso, são esperadas rajadas de vento em todo o estado do Rio ao longo deste sábado. A base aérea de Santa Cruz, na zona oeste da capital, já registrava rajadas de 55km/h às 09h.

 

Essa frente fria avança por São Paulo no domingo (01) e chega à noite na divisa com o Rio de Janeiro. Ela ainda não consegue avançar pelo Rio, mas já muda a direção do vento durante a tarde, que passa a soprar de sul. Por isso a temperatura não sobe tanto, apesar do sol. As nuvens aumentam no decorrer da tarde, mas a chuva só deve chegar na segunda-feira (02), com fraca intensidade.

 

Na semana que vem, duas outras frentes frias vão passar pelo mar, na altura do Rio de Janeiro, e vão manter a umidade alta e a nebulosidade sobre o estado, principalmente sobre o centro-sul.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%