Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Sem chuva bandeira tarifária de energia continua vermelha

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Sem chuva bandeira tarifária de energia continua vermelha

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A conta de luz continuará na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 em setembro. É o que informa a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

     

    A manutenção do acionamento das usinas térmicas e a previsão da falta de chuva no mês de setembro em cima dos reservatórios encarece a geração de energia. Isso significa R$ 4,00 de cobrança extra para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

     

    O que se chama de período úmido é a época de chuva regular, após os meses de seca do outono/inverno. Na maioria das áreas do Brasil, o início deste período úmido começa com a chuva da primavera e se estende pelo verão, que é o período mais chuvoso do ano em quase todo país.

     

    O setor de geração de energia hidroelétrica depende diretamente da chuva do período úmido. É a chuva volumosa e frequente que ocorre no durante a primavera e especialmente no verão que vai encher os rios que alimentam as usinas energia hidroelétrica. Para o consumidor, pouca chuva em geral significa conta de luz mais cara.

     

    Mas a atmosfera não funciona como um relógio de precisão e assim, o início do período úmido não ocorre na mesma época e nem com a mesma intensidade de um ano para outro. A situação dos oceanos, tanto do Pacífico como do Atlântico, vai determinar a regularidade e a qualidade da chuva do período úmido.

     

    Apesar de sair os do El Niño e entramos em uma neutralidade climática, isso não quer dizer que a situação das chuvas deve se normalizar e ser regular como pede a Climatologia. Porém antes de mais nada, durante a neutralidade, a atmosfera acaba mais sensível a fenômenos menores que El Niño e La Niña Mesmo com o enfraquecimaneto do fenômeno a nossa neutralidade ainda carrega uma herança de El Niño por ter tendência de ter um viés mais aquecido. Portanto a tendência é de um Atlântico um pouco mais frio, o que deve continuar dificultando a passagem das frentes e a organização da atmosfera para que exista a caracterização do período úmido.

     

    Neste caso, quem manda no regime de chuvas é o oceano atlântico, que não está com uma anomalia tão positiva na costa, a ponto de deixar passar as frentes frias com uma maior amplitude. De acordo com a meteorologista da Climatempo, Patricia Madeira, para o mês setembro a tendência é de pouca ou quase nenhuma chuva nos reservatórios.  

     

    Abaixo, os mapas com a tendência de chuva de 04 a 18 de setembro

     

    mp1

     

    mp2

     

    mp3

     

    Para Wagner Cunha Carvalho, especialista em eficiência energética e CEO da W-Energy, empresa responsável por métodos de redução de desperdícios de água e energia, a medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termelétricas, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos. “ O acionamento das usinas termelétricas é uma operação cara, pelo uso de óleo diesel e gás natural e consequentemente, reflete em nossas contas de luz. O melhor a fazer neste momento é utilizar formas inteligentes de poupar energia para não levar um susto quando a conta chegar”, explica.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias