Tempo começa a mudar em SP nesta quinta

12/09/2019 às 08:00
por Redação

Oferecimento
A capital paulista pode bater novo recorde de calor nesta quinta

Esta quinta-feira vai ser um dia de pré-frontal no estado de São Paulo. O dia começou com sol e a temperatura está em elevação em todas as regiões. A tarde vai ser de baixa umidade no ar e bastante calor, com possibilidade de recorde na capital paulista. Durante a tarde o vento vai virar e uma nova frente fria causar mudança no tempo em quase todo o estado, com condições para chuva. 

 

Apenas o norte do estado de São Paulo não tem condição para chuva hoje. O dia vai ser de sol e calor. Nas demais áreas do estado, a quinta-feira começou ensolarada e a temperatura já entrou em elevação. A tarde será de calor intenso. No decorrer da tarde, a direção do vento vai mudar com a passagem de uma nova frente fria e pode ventar por todo o estado. Os ventos frios e úmidos vão favorecer a formação de nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva isoladas. Na Grande São Paulo a chuva deve chegar no final da tarde, também de forma mal distribuída.

 

Baixa umidade no ar

Antes da chuva chegar no estado de São Paulo, nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar vai chegar em níveis entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde humana é que a umidade no ar fique acima de 60%.

 

Chance de novo recorde de calor

Com a entrada, no final da tarde, dos ventos frios e úmidos associados a frente fria, a temperatura vai cair no estado de São Paulo e a capital paulista deve ter a temperatura mínima do dia, à noite. 

 

Antes da chegada da frente fria a temperatura vai disparar e fazer muito calor. A capital paulista pode bater recorde de maior temperatura do inverno na tarde desta quinta-feira. O último recorde foi de 34,5°C, no dia 11 de setembro, segundo dados da estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), na leitura das 15h.

 

Foto de Agnes Lellis, São Paulo (SP)

 

O calor vai diminuir na sexta-feira

Na sexta-feira a chuva vai se concentrar no leste do estado de São Paulo e o calor diminui. O litoral paulista não deve acumular grandes volumes, mas a previsão é de um dia nublado, com chuva persistente. A região da Grande São Paulo vai ter garoa de manhã e de noite, mas o sol deve aparecer entre muitas nuvens à tarde. Nas demais regiões a previsão é de sol. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

22°
max

5mm / 90%

FASES DA LUA

  • Cheia
    14/09
  • Minguante
    21/09
  • Nova
    30/08
  • Crescente
    06/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03