São Paulo tem início de primavera mais frio desde 2002

23/09/2019 às 19:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Antes de esquentar, capital paulista pode ter transtornos com a chuva. Saiba o que acontece com tempo nos próximos dias.

A primavera começou com ar de inverno na cidade de São Paulo, literalmente gelada. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)registrou temperatura mínima de 12,5°C na madrugada e máxima de apenas 16,8°C, às 15 horas,  no primeiro dia da primavera de 2019, que começou oficialmente às 4h50 de 23 de setembro, pelo horário de Brasília. No fim da tarde, por volta das 17 horas, a sensação térmica em vários locais da capital paulista era de 10°C, com temperatura real do ar entre 15°C e 16°C.

 

A temperatura máxima do dia 23 de setembro foi a mais baixa para uma primeira tarde de primavera na cidade de São Paulo desde o ano de 2002, segundo medições do INMET. Naquele ano, a primavera também começou no dia 23 de setembro e a temperatura máxima foi de 16,3°C.  

 

Semana fria

Esta primeira semana de primavera segue fria e com alto risco de chuva na Grande São Paulo. Para esta terça-feira, até tem previsão de de alguns períodos com a presença do sol e a temperatura à tarde deve passar um pouco dos 20°C. Tem previsão de chuva à tarde e à noite.

A chuva pode vir forte e causar transtornos na Grande São Paulo durante a quarta e a quinta-feira, 26 de setembro por causa da passagem de fortes áreas de instabilidade. A sexa-feira, 27 de setembro,  ainda terá predomínio de céu nublado, mas pouca chuva.

 

A semana termina com uma frente fria, que não é forte como esta do primeiro dia da primavera, mas que vai manter a temperatura amena no próximo fim de semana, o primeiro da estação. 

A segunda semana da primavera promete calorão como na última semana do inverno.

 

 

Foto de Brigtte Klein, São Paulo (SP)

 

 

É comum fazer frio no começo da primavera?

A primavera é uma estação em que o ar aquece naturalmente em São Paulo e em todo o Hemisfério Sul, pois a insolação (números de horas com sol) aumenta cada vez mais até chegar o verão. O sol nasce mais cedo e se põe mais tarde até o início do verão. Assim, o números de horas com sol para esquentar o ar aumenta gradualmente. 

De forma geral, as tardes da primavera são quentes. Mas fazer frio no começo da primavera não é incomum. Tecnicamente, massas de ar frio fortes podem avançar para o Brasil e chegar a São Paulo em qualquer estação do ano, até no verão. 

 

Por que esfriou tanto?

A combinação do céu nublado, vento moderado e ar frio fizeram a temperatura baixar muito.

A forte queda da temperatura que ocorreu especialmente no leste do  São Paulo de Paulo na virada do inverno para a primavera foi provocada pela passagem de uma frente fria que deixou toda a Grande São Paulo nublada, com chuva fraca e muito fria. Esta frente fria trouxe uma massa de ar frio de origem polar com moderada a forte intensidade e o ar gelado se espalhou com força sobre todo o leste do estado de São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%