Chuva chega a Grande Belo Horizonte

25/09/2019 às 13:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A última chuva com acumulado acima de 10 mm foi no começo de junho. Previsão é de mais chuva para os próximos dias em MG.

Grandes áreas de instabilidade se espalharam sobre a Região Sudeste do Brasil nesta quarta-feira, 25 de setembro, levando nuvens carregadas para várias regiões do estado de Minas Gerais.  Depois de muitas semanas secas, a chuva chegou fraca pela manhã na região da Grande Belo Horizonte. Pancadas de chuva moderadas a fortes foram registradas em locais do Sul de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira.  A região do Triângulo Mineiro também foi favorecida com pancadas de chuva na manhã desta quarta-feira.

 

Confira alguns volumes de chuva acumulados entre 9 horas do dia 24 e 9 horas do dia 25 de setembro de 2019 registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) 



Cidade

Chuva 24h (mm)

Caldas

36,4

Barbacena

18,8

São Sebastião do Paraíso

17,8

São João Del Rei

16,6

Machado

13,0

Maria da Fé

12,0

Varginha

11,4

Sacramento

10,8

Passa Quatro

10,8

 

Mais chuva até a noite

Essas áreas de instabilidade continuam ativas sobre grande parte da Região Sudeste do Brasil no decorrer desta quarta-feira e também nos próximos dias. A chuva vai se espalhar por mais áreas de Minas Gerais até o final da semana.

Para esta quarta-feira, 25 de setembro, a previsão é de mais pancadas de chuva na tarde de noite na região do Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e também na região da Grande Belo Horizonte.  

Algumas pancadas no Sul de Minas, na Zona da Mata e no Triângulo podem ser até de forte intensidade e com raios. A região da grande Belo horizonte pode ter pancadas de chuva de moderadas. Confira alerta especial de chuva para a Região Sudeste.

 

 

 

Foto de Gustavo Araújo, Belo Horizonte (MG)

 

 

Risco de chuva forte nesta quinta

Para esta quinta-feira, 26 de setembro, o risco de temporais é maior.  Essas áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva em quase todas as regiões mineiras. Há risco de chuva moderada a forte também na região da Grande Belo Horizonte.

 

A última chuva com mais de 10 mm e 24 horas que aconteceu em Belo Horizonte foi entre os dias 3 e 4 de junho,  com acumulado de 11,3 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Na prática, a capital mineira está há três meses praticamente sem chuva. 

 

O ano de 2019 está sendo muito ruim de chuva na região de Belo Horizonte. Segundo dados do IINMET, do dia primeiro de janeiro de 2019 até a manhã do dia 25 de setembro, a estação meteorológica do bairro de Santo Agostinho, na região central de Belo Horizonte e que faz medições regulares desde março de 1910,  havia acumulado 587,4 mm de chuva, o que representa apenas 37% da média anual de chuva que é de aproximadamente 1603 mm.

 

O primeiro fim de semana da primavera será marcado por muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios no estado de Minas Gerais. Essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%