Serra de Santa Catarina teve frio de 0°C e geada

27/09/2019 às 11:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/09/2019 às 11:57

Oferecimento
Primeiro fim de semana da primavera terá tardes quentes no Sul do Brasil

Uma nova massa de ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil e fez a temperatura baixar mais na madrugada desta sexta-feira. Várias áreas dos três estados amanheceram com temperatura abaixo dos 10°C. A serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram os locais mais frios, onde a temperatura ficou abaixo dos 5°C. Geou em alguns locais da serra catarinense.

 

O Epagri-Ciram, órgão do governo de Santa Catarina, registrou 0°C em São Joaquim, na região do Cruzeiro, e 0,2°C em Urupema, no Parque de Exposições. Já o Instituto nacional de Meteorologia registrou 4,9°C em São Joaquim (SC), 6,4°C em São José dos Ausente (RS), 6,2°C em Castro (PR)

O frio intenso na parte mais elevada da serra catarinense permitiu a formação de geada em áreas de São Joaquim no amanhecer desta sexta-feira, 27 de setembro.

 

Confira as imagens da geada na região de São Joaquim em 27/9/2019

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Calor no fim de semana 

Durante este fim de semana, que será o primeiro da primavera, o ar frio de origem polar ainda será sentido no Sul do Brasil deixando a noite e o amanhecer frios. Mas com o sol forte desde cedo, a temperatura sobe rapidamente no decorrer do dia e muitas áreas da Região Sul terão tardes quentes no fim de semana. 

O norte e o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o centro-oeste do Rio Grande do Sul são as áreas que vão sentir o maior aquecimento. No sábado, 28 de setembro, alguns locais já terão temperaturas em torno dos 30°C no domingo, 29, o calor aumenta e passa desta marca.

 

Ar seco

Com a elevação da temperatura, o ar vai secar bastante no fim de semana. Níveis de umidade do ar abaixo dos 30% devem ser observados no centro-norte e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Nova frente fria

O mês de outubro vai começar a chegada de outra frente fria no Rio Grande do Sul. As primeiras pancadas de chuva associadas com esta frente fria devem ser sentidas na noite da segunda-feira, na fronteira com o Uruguai.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Serra - ES

21°
min

30°
max

8mm / 90%

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06