Temperatura sobe em São Paulo nesta quinta-feira

09/10/2019 às 17:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana deve terminar com calor intenso e pouca chuva em SP

A população da cidade de São Paulo sentiu uma grande queda na temperatura em relação à semana passada.  Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia  no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a média das temperaturas máximas de 1 a 5 de outubro foi de 32,3°C.  A média das temperaturas máximas entre os dias 6 e 9 de outubro foi de 22,0°C, uma queda da 10°C em relação à semana passada. 

 

O valor de referência para a temperatura máxima em outubro na cidade de São Paulo é de 25,9°C, valor que foi calculado considerando as temperaturas máximas ocorridas em todo o período de 1981 a 2010, segundo o INMET.

Apesar da queda da temperatura esta semana, a média das máximas desde o início do mês de outubro foi de 27,8°C, quase 2°C acima do valor de referência.

 

Temperatura em elevação

A chuva, o excesso de nebulosidade (falta de sol) e a presença de ventos frios sobre a cidade de São Paulo nos últimos dias derrubou a temperatura no leste do estado.

Esta semana também tem sido com temperatura amena no litoral, por exemplo. Mas a tendência para os próximos dias é de rápida elevação da temperatura e a semana vai terminar com calor de mais de 30°C na capital.

O aquecimento do ar já começou a ser sentido nesta quarta-feira por quase todo o interior do estado, onde os períodos com sol aumentaram e nebulosidade diminuiu. Várias áreas no oeste do estado de São Paulo já registraram quase 32°C nesta quarta-feira.

 

 

Foto de Philippe Peinhopf de Paula, São Paulo (SP)

 

Mais sol e menos chuva

As áreas de instabilidade que estão sobre São Paulo enfraquecem ainda mais a partir desta quinta-feira, 10 de outubro. A nebulosidade diminui nos próximos dias o fim de semana será com muito sol, calor e sem condições para chuva em muitas áreas do estado.

 

Esta quinta-feira, 10, amanhece nublada na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira, no Vale do Paraíba e na Mantiqueira, mas o sol vai aparecendo até o fim da manhã, ainda entre muitas nuvens. Alguns locais no Vale do Paraíba, como a região de Taubaté, Aparecida e Cruzeiro ainda podem ter chuva fraca a moderada.

 

Nas demais áreas do interior do estado, o sol aparece nesta quinta-feira, sempre junto de alguma nebulosidade. Poucas pancadas de chuva são esperadas à tarde ou à noite em áreas do centro, norte e oeste do estado

 

O litoral tem um dia nublado, com chance de chuviscos e temperatura baixa para os padrões de outubro. O sol começa aparecer durante a sexta-feira e vai ficar forte no fim de semana.

A sexta-feira já será com mais sol, mais calor e menos chuva no estado de São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%