2ª quinzena de Outubro começa quente no Nordeste

14/10/2019 às 12:33
por Redação

Oferecimento
Oeste da Bahia está muito quente com registro de temperaturas mais alta do país

A temperatura está alta em praticamente todo o Nordeste do Brasil, segundo a Climatempo.

O ar muito seco pelo interior colabora para o aumento do calor em praticamente toda a região. Com o sol forte, a temperatura naturalmente sobe.

 

A umidade fica baixa e diversas localidades podem registrar índices abaixo de 30% no oeste de Pernambuco e da Paraíba, leste do Piauí e no centro-sul do Ceará. Nesta terça-feira, índices abaixo de 20% estão sendo esperados para o oeste da Bahia que vem registrando nos últimos dias temperaturas extremamente elevadas e as mais altas do país.  

 

Foto: Ricardo Oliveira - Livramento - BA

 

Calor e pouca chuva na maior parte do Nordeste nesta 2ª quinzena

 

O início desta segunda quinzena de Outubro será de calor e pouca chuva na maior parte do Nordeste. A chuva basicamente ficará concentrada na costa leste do Nordeste e no litoral do Maranhão.

 

Nesta terça-feira (15), grande parte da Região fica sob o domínio de uma forte massa de ar seco que tem provocado muito calor em várias cidades do interior. Os termômetros sobem rápido nestes dias quentes.

 

Para se ter uma ideia, de como tem feito calor, várias cidades nordestinas registraram temperaturas próximas de 40°C, no último domingo (13). Na cidade de Bom Jesus do Piauí (PI), o termômetro marcou 39,8°C. Em, Piripiri e Campo Maior, a temperatura chegou a 39,6°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

E vem mais calor por aí! Pelo menos até sábado (19), todo o Nordeste terá sol e calor. Pelo interior, as cidades nordestinas podem registrar novamente altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar. No litoral, ao longo da semana, os ventos úmidos ajudam a formar algumas nuvens sobre a faixa leste do Nordeste e no litoral do Maranhão. 

 

Próxima semana

 

Na semana que vem, a tendência é que a organização do fluxo úmido que vem da Amazônia irá colaborar para formar algumas nuvens e consequentemente pancadas de chuva no oeste da Bahia e no sul do Piauí.