Incêndios obrigam 180 mil a deixarem casas na Califórnia

28/10/2019 às 08:08
por Redação

Oferecimento
Evacuação é a maior já realizada na região. Em quatro dias, fogo devastou 12 mil hectares e apenas 10% foi contido

As chamas que se alastram no norte da Califórnia obrigaram 180 mil pessoas a deixarem suas casas neste domingo (27/10). Esse é o maior incêndio florestal no norte do estado americano e atinge a região vinícola de Sonoma.

 

Segundo o escritório do xerife do Condado de Sonoma, essa é a maior evacuação já realizada na região. O fogo já devastou 12 mil hectares. Autoridades locais afirmaram que somente 10% do incêndio já foi contido. A ordem de evacuação abrange parte da cidade de Santa Rosa, com 175 mil habitantes, que foi duramente atingida por incêndios florestais há dois anos. Na época, milhares de casas ficaram destruídas e 22 pessoas morreram.

 

O xerife do condado, Mark Essick, pediu as moradores que deixem suas casas imediatamente. "Vejo pessoas que estão dizendo que pretendem ficar para combater as chamas. Você não pode combatê-las. Por favor, deixe a região", alertou.

 

Os bombeiros disseram que estão preocupados que o vento forte previsto para esse domingo espalhe as chamas para a principal rodovia da região e alcance centros populacionais.

Os incêndios, chamados de Kincade, começaram há quatro dias. O fornecimento de energia elétrica para cerca de 2,3 milhões de pessoas foi interrompido para evitar novos focos de incêndios.

As causas do atual incêndio ainda são desconhecidas. No entanto, há suspeita que ele possa ter sido provocado por uma falha num equipamento da maior concessionária de energia elétrica da Califórnia, a Pacific Gas & Electric (PG&E).

 

A PG&E reportou que encontrou um "fio de ligação em ponte partido" numa torre de transmissão na quarta-feira à noite. O diretor-executivo da empresa, Bill Johnson, disse, porém, que era muito cedo para saber se o equipamento avariado provocou o fogo. Ele indicou ainda que a estrutura foi inspecionada quatro vezes nos últimos dois anos e parecia estar em excelente estado.

Na sexta-feira, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência para os condados de Sonoma e Los Angeles como parte do combate ao fogo. No ano passado, incêndios florestais deixaram ao menos 74 mortos no estado.

 

Fogo no condado de Sonoma começou a quatro dias