Oferecido por
Depois de vários dias com muita nebulosidade e chuva, uma massa de ar seco entrou no Sul do Brasil e deixou o tempo firme. A elevação da temperatura e a queda nos níveis de umidade do ar começaram a ser sentidas no feriado de 15 de novembro, quando a umidade relativa do ar baixou para níveis próximos de 20% em alguns locais do interior da Região Sul.
Esta massa de ar seco vai predominar na Região Sul por alguns dias afastando as frentes frias e inibindo a formação de áreas de instabilidade. O calor aumenta e poderá incomodar nos próximos dias.
Foto de Eder Luiz Mello, Santa Maria (RS)
Temperatura sobe e umidade cai
O ar seca e esquenta mais nos próximos dias na Região Sul. Níveis de umidade um pouco abaixo dos 20% já poderão ser observados nas horas mais quentes do dia já a partir da tarde deste domingo.
Nos próximos dias, a temperatura fica amena na madrugada e ao amanhecer na maioria das áreas do Sul do Brasil, até com um friozinho atípico nas áreas serranas para esta época do ano. Mas com o sol aparecendo desde cedo, o ar esquenta rápido e é o calor que predomina ao longo do dia.
Temperaturas entre 35°C e 38°C devem ser observadas no Sul do Brasil até a quarta-feira, 20 de novembro.
Sem chuva
Com diminuição da disponibilidade de umidade no ar e sem expectativa de novas frentes frias até quarta-feira, 20 de novembro, o tempo fica firme no Sul do Brasil. Até lá, o sol forte vai predominar nos três estados e não tem previsão de chuva até a terça-feira, 19.
Na quarta-feira, 20, o sol e tempo seco ainda predominam no Sul do Brasil, mas alguma chuva já poderá ocorrer no litoral do Paraná e de Santa Catarina.
A Grande Curitiba, o Vale do Itajaí, a Grande Porto Alegre e as regiões serranas podem ter névoa e nevoeiro nas primeiras horas da manhã.