MG tem mais chuva esta semana

18/11/2019 às 13:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nuvens carregadas continuam sobre o estado no decorrer desta semana. Há risco de chuva forte.

Áreas de instabilidade ganharam força sobre Minas Gerais com a passagem de outra frente fria pelo litoral da Região Sudeste no fim de semana. Desta vez, a chuva chegou forte sobre as porções mais ao norte do estado, próximas da Bahia e do Distrito Federal. Em Unaí (Noroeste Mineiro), o INMET registrou 108,6 mm entre 9 horas do domingo, 17, 9 horas da segunda-feira, 18,  e foi o maior volume de chuva sobre o Brasil neste período, pela medição deste órgão.



Confira outros volumes de chuva elevados registrados em Minas Gerais pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 17 e 9 horas de 18 de novembro de 2019




Cidade

Chuva 24h (mm)

Unaí

108,6

Paracatu

66,2

São Romão

36,2

Arinos

35,8

Rio Pardo de Minas

35,0

Passos

34,0

Janaúba

28,2

Patrocínio

24,8

Oliveira

24,0



Risco de chuva forte nesta segunda

O tempo está muito instável nesta segunda-feira em Minas Gerais. O dia segue com grande quantidade de nuvens por todo o estado e pancadas de chuva frequentes durante a tarde e também à noite. Há risco de raios e em vários locais pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Nuvens carregadas crescem também sobre a Grande Belo Horizonte e há risco de chuva moderada a forte. Em Florestal, o INMET registrou 19,6 mm em apenas  1 hora, entre 12 horas e 13 horas. 

 

 

Foto: Juliarte Governador Valadares/MG

 

 

Semana instável

O estado de Minas Gerais vai passar quase toda a semana com pancadas de chuva frequentes e risco de chuva forte. A circulação dos ventos sobre o Brasil nos próximos dias, em diversos níveis da atmosfera, vai manter as condições para a formação de muitas nuvens carregadas sobre Minas.

Até a quinta-feira, as pancadas de chuva acontecem por todas as regiões mineiras. Mas na sexta-feira, o Noroeste Mineiro e o Jequitinhonha voltam a ficar secos.

 

Racionamento

A chuva é bem vinda, pois alivia o calor e ajuda a refazer as reservas de água no estado. Vários município mineiros enfrentam racionamento de água e a pior situação é no Norte/Noroeste de Minas Gerais. 

Segundo reportagem do jornal “Estado de Minas”, do dia 16/11/2019, dos 35 municípios atendidos pela Copasa, com racionamento de água declarado, 21 deles entraram nesta condição na segunda quinzena de novembro.

A chuva desta semana não vai regularizar o quadro de falta de água em Minas Gerais, mas dá um alívio.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

15°
min

28°
max

0mm / 0%