Tardes de novembro estão sendo pouco quentes em São Paulo

19/11/2019 às 23:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais duas frentes frias devem passar pela cidade até o fim do mês.

Novembro é normalmente um mês quente em São Paulo. Embora possam ocorrer algumas madrugadas e tardes frias, na média, a sensação de calor predomina. 

 

Novembro de 2019 já deu a São Paulo a maior temperatura do ano até agora: 36,1°C, no dia 4. Este foi o último dia que fez mais de 30°C à tarde na capital paulista.

 Desde então, embora não tenha chovido muito, alguns dias com excesso de nebulosidade e principalmente a maior frequência de ventos frios de origem polar sobre a cidade inibiram a elevação da temperatura. Esses ventos frios, de origem polar, também deixaram as noites frescas e até frias, para os padrões de novembro.

 

Até o fim do mês, mais duas frentes frias passam pela cidade provocando mais nebulosidade, chuva e trazendo mais vento frio. Por isso, até o fim do mês não vai ter muito espaço para calor de 30°C a capital paulista. 

A primeira frente fria passa pela por São Paulo no próximo sábado. Um dia antes, na sexta, 22, a cidade deve sentir o calor acima dos 30°C à tarde. Mas no sábado, 23, a temperatura volta a baixar.

A segunda-frente fria pode trazer temporais por volta dos dias  27/28 de novembro. Antes desta frente fria esquenta e depois esfria.

 

Até o dia 19, a média das temperaturas máximas de novembro estava em aproximadamente 26,6°C, 0,3°C abaixo do valor de referência de temperatura máxima para novembro que é de 26,9°C. 

É possível que o mês termine com média de temperatura máxima dentro a ligeiramente abaixo da média histórica.

 

 

Foto de Philippe Peinhopf de Paula, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%