Chuva diminui sobre o AC, RO e sul do AM

03/12/2019 às 18:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio Branco acumulou 51% da média de chuva de dezembro em dois dias.

Dezembro começou com muita chuva na região do sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Os temporais não deram trégua sobre Rio Branco e a capital do Acre acumulou 51% da média de chuva de dezembro em apenas 48 horas.

 

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia  - entre 9 horas do dia 1 e 9 horas do dia 3 de dezembro (hora de Brasília) choveu 134,7 mm sobre Rio Branco. Isto representa 51% da média de chuva normal para um dezembro que é de aproximadamente 266,0 mm. Entre os dias 2 e 3 choveu 55,1 mm e entre os dias 1 e 2 de dezembro foram 79,6 mm de água sobre a cidade.

 

Além de Rio Branco, locais do sul do Amazonas e do Acre ficaram na lista dos 20 maiores volumes de chuva em 24 horas registrados pelo INMET no Brasil, no período entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 dezembro.

O INMET registrou 39,0 mm em Boca do Acre (AM), 37,8 mm em Tarauacá (AC) e 37,6 mm em Epitaciolândia.

 

 

Foto de Luciana Maria Domingos, Rio Branco (AC)

 

 

Menos chuva nesta quarta-feira

Com o calor e a grande disponibilidade de umidade no ar, áreas de instabilidade continuam a se formar sobre todos os estados da Região Norte do Brasil. Mas nesta quarta-feira, 4 de dezembro, estas áreas de instabilidade vão ficar menos ativas sobre o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas. 

A previsão é de um dia com grandes períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas que em geral devem ser fracas a moderadas. Pode chover com moderada a forte intensidade no oeste do Acre.

Mas a sexta-feira, 6 de dezembro, e o próximo fim de semana já serão de atenção novamente para o aumento da chuva sobre o Acre, o Amazonas e Rondônia.

 

Áreas em atenção para chuva forte

Pancadas de chuva moderadas a fortes ocorrem nos próximos dias sobre praticamente todas as áreas da Região Norte do Brasil. 

Para esta quarta-feira, 4, e para quinta-feira, 5 de dezembro, as áreas com maior risco de terem chuva forte e volumosa são o Tocantins e o leste do Pará.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%

Rio Branco - AC

24°
min

33°
max

25mm / 90%