Possível recorde histórico de calor em Porto Alegre

01/01/2020 às 14:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio Grande do Sul foi o lugar mais quente no Brasil nos últimos dias de 2019, com marcas acima de 40°C.

A última semana de 2019 foi extremamente quente no Sul do Brasil, mas em particular no Rio Grande do Sul, onde várias cidades registraram até mais de 40°C. 

Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre, foi o lugar mais quente no Brasil no último dia de 2019, com temperatura máxima de 41°C. 

 

As maiores maiores temperaturas no país no dia 31 de dezembro de 2019 foram todas registradas no Sul do Brasil, pela medição o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia 



Local

UF

T max 31/12/19 (°C)

Campo Bom

RS

41,0

Porto Alegre

RS

40,3

Porto Alegre - Aeroporto

RS

38,9

Urussanga

SC

38,5

Rio Pardo

RS

38,5

Teutônia

RS

38,4




Possível recorde histórico de calor para dezembro em Porto Alegre

O ano de 2019 pode ter terminado com um recorde histórico de calor em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. É possível que o dia 31 de dezembro de 2019 tenha sido não apenas o mais quente do ano, mas também o mais quente para um dia de dezembro em 110 anos, desde o início das medições na estação meteorológica do Jardim Botânico, que começaram em 9/12/1909. 

Porto Alegre também pode ter tido a segunda maior temperatura de sua história meteorológica. O recorde absoluto de calor já registrado na capital gaúcha desde o início das medições oficiais foi de 40,6°C em 6 de fevereiro de 2014

 

O INMET registrou 40,3°C de temperatura máxima em 31 de dezembro de 2019 em Porto Alegre pela medição automática e também pela medição convencional. Como os valores foram iguais e isto é muito pouco comum, surgiu a dúvida se o valor da temperatura na medição convencional, que é feita por uma pessoa e não por um instrumento automático, estava correto ou o valor da medição automática (também 40,3°C) foi lançado na planilha das medições convencionais por engano.

 

A Climatempo entrou em contato com o INMET do Rio Grande do Sul, responsável pelas medições meteorológicas em todo o Sul do Brasil, para confirmar a veracidade dos valores extremos e da igualdade entre a medição convencional e automática. Tão logo seja confirmado o recorde histórico de calor para dezembro em Porto Alegre faremos a atualização da informação.

 

Tecnicamente, para validação de recordes nas capitais brasileiras, a Climatempo adota como critério as medições das estações meteorológicas convencionais operadas pelo INMET, pois as séries de medições são muito mais longas do que as das estações automáticas. Há várias estações meteorológicas centenárias no Brasil. As medições meteorológicas de longo período revelam a histórica do clima de um lugar e suas mudanças ao longo das décadas.

 

 

Foto de Dalva Molon, Porto Alegre (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

12°
min

27°
max

0mm / 0%