Minas Gerais terá muita chuva nos próximos dias

02/01/2020 às 17:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/01/2020 às 17:30

Oferecimento
Em 24 horas, algumas áreas da Grande BH acumularam quase 150 mm de chuva. Risco de deslizamentos aumenta até o começo da próxima semana.

O estado de Minas Gerais começou o ano de 2020 debaixo de muita chuva. Nos dias 1 e 2 de janeiro, temporais foram observados em todas as regiões mineiras, mas choveu especialmente forte na região da Grande Belo Horizonte, onde vários locais receberam de 90 mm a quase 150 mm de chuva em apenas 24 horas.

 

A chuva dos dois primeiros dias de janeiro de 2020 causou estragos na capital mineira e fez vítimas fatais no estado.  

A chuvarada vai continuar por mais alguns dias sobre Minas Gerais deixando o estado em alerta para o risco de alagamentos nos centros urbanos, deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e enchentes. Além disso, a ocorrência de raios e de fortes rajadas de vento também poderão causar transtornos para a população de Minas os próximos dias.

 

Saiba o que é cabeça d´água, fenômeno que causou mortes em Guapé no feriado de 1/1/2020

 

Muitas áreas de Minas Gerais já tinham tido muita chuva em dezembro e na segunda quinzena de novembro de 2019. Assim, os solos e os rios já acumularam bastante água e o risco de deslizamentos só aumenta com a chuva forte desde início de janeiro. 



Foto de Fábio Jacob, Juiz de Fora (MG) em 2/1/2020

 

 

Grandes áreas de instabilidade 

A razão para a grande quantidade de chuva sobre Minas Gerais é a persistência de áreas de instabilidade por todo o estado. Até a segunda-feira, 6 de janeiro, a circulação de ventos sobre o Brasil vai direcionar muito ar úmido e quente do Norte para o Sudeste do Brasil. Este ar quente úmido é o principal ingrediente para a formação das grandes nuvens que provocam muita chuva, raios, vento forte e às vezes até granizo.

 

 

Nuvens carregadas sobre MG em 2/1/2020

 

 

Estas áreas de instabilidade vão manter Minas Gerais com muita nebulosidade e chuva frequente até pelo menos a segunda-feira, 6 de janeiro. Até lá, a chuva pode cair a qualquer hora, várias vezes durante o dia. 

 

Este fluxo de umidade e calor deve enfraquecer na terça-feira, 7, e se isto se confirmar, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre Minas Gerais. As pancadas de chuva ainda vão ocorrer no dia 7 e nos demais dias da semana que vem, porém intercaladas com maiores períodos de sol.



Volumes de chuva

Grandes volumes de chuva foram acumulados em diversas regiões de Minas Gerais entre os dias 1 e 2 de janeiro. A chuvarada causou alagamentos e transbordamento de córregos na Grande Belo Horizonte

 

Confira alguns volumes elevados de chuva acumulados entre aproximadamente 15 horas de 1 de janeiro e 15 horas de 2 de janeiro, de acordo com a medição do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais).

Segundo o INMET, a média de chuva para Belo Horizonte em janeiro é de aproximadamente 329 mm. Em alguns locais da cidade choveu cerca um terço da média só em 24 horas.

 

Ribeirão das Neves: 146,2 mm

Betim: 140,5 mm

Belo Horizonte/Pampulha: 103,4 mm

Extrema: 96,0 mm

Nova Lima: 95,1 mm

Ibirité: 94,2 mm

Raposos: 92,4 mm

Lagoa Grande: 73,4 mm

Três Marias: 72,0 mm

Santa Luzia: 69,6 mm

Ouro Preto: 69,1 mm

Congonhas: 66,4 mm

Conselheiro Lafaiete: 66,0 mm

Rio Acima: 65,4 mm

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%