Qual a diferença entre cabeça d´água e tromba d´água?

02/01/2020 às 14:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Entenda o que são estes fenômenos que podem causar danos graves e fazer vítimas fatais

O ano de 2020 começou fazendo vítimas fatais na região de Guapé, em Mina Gerais, por  causa de uma “cabeça d´água”. As pessoas estavam em uma cachoeira, um dos principais atrativos turísticos da região, e foram surpreendidas pela enorme quantidade de água.  Em Guapimirim, na Baixada Fluminense, também ocorreu este fenômeno, mas as pessoas que estavam em uma cachoeira foram resgatadas a tempo e se salvaram. 

 

Os dois casos ganharam grande repercussão na mídia e levantaram a necessidade de aumentar os avisos sobre os cuidados que se deve ter para se divertir em cachoeiras e em rios. 

 

Nas muitas notícias veiculadas sobre estes acidentes aparecerem os termos “cabeça d´água” e "tromba d´água”, algumas vezes usados até como sinônimos. 

Os dois fenômenos são tecnicamente muito diferentes, têm efeitos distintos e  não podem ser usados como sinônimos.

 

Saiba o que são a cabeça d´água e a tromba d´água e os efeitos de cada um destes fenômenos.

 

O que é uma tromba d´água?

A tromba d'água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

 

A tromba d´água pode ser do tipo não tornádica como explica a meteorologista Bianca Lobo: “Este tipo de fenômeno se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima". Já o tipo tornádico tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar". 

 

Trombas d'água podem provocar danos pontuais onde ocorrem, como por exemplo, em embarcações. Causam ventos moderados a fortes e levantam uma coluna de água do mar.

 

A foto é de uma tromba d´ água que se formou sobre o mar na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, em 2 de março de 2013. Repare que o “funil”  sai da base de uma nuvem espessa.



 

Foto de Rafaelle de Santis, Florianópolis (SC):

tromba d´água em 2/3/2013 na praia de Canasvieiras

 

 

O que é uma cabeça d´água?

O que chamamos de cabeça d'água é uma grande quantidade de água que surge repentinamente avançando por um rio ou e descendo sobre uma cachoeira. O grande volume de água surge de forma muito rápida e faz o nível do rio subir muito e de forma súbita. Na cachoeira, o volume de água aumenta muito rapidamente tornando-se extremamente perigoso, pois a força da massa de água causa um grande arrastão, deslocando pedras, vegetação e o outros objetos.

 

A cabeça d´água pode ocorrer quando uma chuva muito forte cai sobre a cabeceira de um rioÉ um fenômeno extremamente traiçoeiro, pois pode ocorrer mesmo sem ter chovido forte no local atingindo pela massa de água de uma cabeça d´água.

A cabeça d´água pode ocorrer em um lugar mesmo sem estar chovendo na mesma hora neste lugar, ou mesmo sem ter chovido horas antes.

 

Dica de segurança

O alerta geral é: se a pessoa estiver em um rio ou cachoeira e a correnteza aumentar rapidamente, ou o volume da queda d'água começar a aumentar repentinamente, saia imediatamente da água, pois a massa de água da cabeça d´água chega muito rapidamente. 

 

Confira as dicas de segurança para curtir uma cachoeira

 

 

Dicas de segurança para entrar em cachoeiras

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%