1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Governança dos recursos hídricos na Amazônia
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Governança dos recursos hídricos na Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Em 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo. A data faz uma referência ao dia da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1936. Regulamentada desde 1970, a profissão do geógrafo é responsável por estudar a sociedade humana em sua relação com o espaço natural. Na atualidade, as áreas de meio ambiente e de geoprocessamento são as que mais têm exigido a atuação deste profissional.

 

A geógrafa Fernanda Mello Sant’anna lançou um livro que analisa instituições como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e as relações entre os Estados que compartilham as Bacia do rio Acre e do rio Napo.

 

Em escala nacional, busca compreender o arcabouço institucional para gestão dos recursos hídricos na Bolívia, no Brasil, no Equador e no Peru, países que compartilham essas duas bacias. Em escala local, estuda a governança das regiões de fronteira das bacias daqueles rios. Para a autora, a governança ainda é incipiente, e os conflitos socioambientais tendem a se agravar.

 

A Bacia Amazônica é compartilhada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela, e seus recursos hídricos transfronteiriços são foco de vários projetos.

 

Se você ficou curioso para saber mais sobre o livro da geógrafa faça o download gratuito aqui  

 

Leia também: Ilhas do Pacífico atravessam pandemia sem casos   

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias