Oferecido por
O que pandemia de coronavírus que estamos vivendo em 2020 tem a ver com aquecimento global?
Estamos vendo uma intensa redução planetária da poluição e das emissões de CO2, o dióxido de carbono, com a enorme redução da atividade humana durante esta pandemia de coronavírus. O CO2 é um dos principais gases de efeito estufa, que causa o aquecimento da atmosfera terrestre.
O grande aumento da paralisação na atividade economia do Brasil e do mundo é um dos efeitos causados pelo isolamento social provocado pela pandemia da covid-19.
O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - divulgou em meados de maio que, em março de 2020, a produção industrial no Brasil recuou 9,1%, em média. Os cálculos para abril, mostraram que esta queda foi de 18,8% em relação à março de 2020 (série com ajuste sazonal). Segundo o IBGE, esta foi a queda mais acentuada, de um mês para outro, desde o início da série histórica que começou em janeiro de 2002. Em dois meses, juntando março e abril, a produção industrial no Brasil encolheu 26,1%.
Mas no Dia da Terra, 22 de abril, o discurso da diretor geral da OMM - Organização Meteorológica Mundial- foi no sentido de que a redução de CO2 que estamos vendo agora é passageira e não vai frear o aquecimento global.
Para conversar sobre efeito estufa, aquecimento global e as relações com a pandemia, o Clima entre Nós convidou o professor Tercio Ambrizzi. Ele é doutor em meteorologia, atualmente professor do departamento de ciências atmosféricas da USP- Universidade de São Paulo. Seu principal foco de pesquisa hoje é climatologia e mudanças climáticas.
De forma muita clara e didática, o professor Ambrizzi explica porque o ano de 2020 já pode ser considerado também histórico e uma referência para as questões climáticas do planeta Terra.
Boa escuta!
O Clima entre Nós está mas principais plataformas de podcast: Google, Spotify, Apple, Breaker, Overcast
Ouça também:
Pandemia, home office e economia de baixo carbono
Liderança feminina no agronegócio