O que a pandemia de 2020 tem a ver com o aquecimento global?

07/06/2020 às 15:45
por Redação

Atualizado 07/06/2020 às 15:48

Oferecimento
O podcast Clima entre Nós explica a relação entre efeito estufa, aquecimento global e pandemia. 2020 já é histórico para as questões climáticas do planeta.

O que pandemia de coronavírus que estamos vivendo em 2020 tem a ver com aquecimento global?

Estamos vendo uma intensa redução planetária da poluição e das emissões de CO2, o dióxido de carbono, com a enorme redução da atividade humana durante esta pandemia de coronavírus. O CO2 é um dos principais gases de efeito estufa, que causa o aquecimento da atmosfera terrestre.

 

O grande aumento da paralisação na atividade economia do Brasil e do mundo é um dos efeitos causados pelo isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. 

 

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - divulgou em meados de maio que, em março de 2020, a produção industrial no Brasil recuou 9,1%, em média.  Os cálculos para abril,  mostraram que esta queda foi de 18,8% em relação à março de 2020 (série com ajuste sazonal). Segundo o IBGE, esta foi a queda mais acentuada, de um mês para outro, desde o início da série histórica que começou em janeiro de 2002. Em dois meses, juntando março e abril, a produção industrial no Brasil encolheu 26,1%.

 

 

Mas no Dia da Terra, 22 de abril, o discurso da diretor geral da OMM - Organização Meteorológica Mundial-  foi no sentido de que a redução de CO2 que estamos vendo agora é passageira e não vai frear o aquecimento global.

 

Para conversar sobre efeito estufa, aquecimento global e as relações com a pandemia, o Clima entre Nós convidou o professor Tercio Ambrizzi. Ele é doutor em meteorologia, atualmente professor do departamento de ciências atmosféricas da USP- Universidade de São Paulo. Seu principal foco de pesquisa hoje é climatologia e mudanças climáticas.

 

De forma muita clara e didática, o professor Ambrizzi explica porque o ano de 2020 já pode ser considerado também histórico e uma referência para as questões climáticas do planeta Terra.

 

Boa escuta!

 

O Clima entre Nós está mas principais plataformas de podcast: Google, Spotify, Apple, Breaker, Overcast

 

 

 

 

Ouça também: 

 

Pandemia, home office e economia de baixo carbono

 

Liderança feminina no agronegócio

 

Frio, ar seco e covid-19

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%