Brasil produz primeiro saco para lixo com zero carbono

26/06/2020 às 15:11
por Redação

Oferecimento
Com essa nova tecnologia que zera a emissão de carbono, até dezembro, a empresa deixa de gerar 112.500 kg de CO2 no meio ambiente

O consumo de plástico sempre foi uma grande preocupação mundial. Pesquisas indicam que, de todo o plástico produzido no mundo até hoje, somente 9% foi efetivamente reciclado. Subproduto do petróleo, ele também é um grande contribuinte para a emissão de gás carbônico segundo relatório da ONG Center of International Environmental Law (CIEL).

 

Em 2018, o Brasil foi o 14º país que mais emitiu dióxido de carbono (CO2), o principal gás responsável pelo efeito estufa, no mundo. De acordo com estudo na Nature Climate Change, durante o período da quarentena, as emissões de carbono caíram 25,2% - entre 20 de março e 3 de abril. Mas essa redução é temporária, uma vez que a vida voltará ao normal e o consumo de plástico e emissão de carbono consequentemente irão aumentar.


Uma empresa brasileira Embalixo, inovou e lançou o primeiro saco para lixo com zero emissão de carbono.


Como é feito?

 

A composição exclusiva da fórmula neutraliza as emissões de carbono, já que funciona como uma balança ecológica: o material de fonte renovável feito a partir de cana de açúcar - que já captura carbono em sua fabricação - se junta ao plástico reciclado, cuja emissão já é baixa. O resultado dessa mistura é a neutralidade. Além de não gerar emissão de carbono, o produto pode ser reciclado e apoiar a economia circular, retirando o plástico que seria descartado no meio ambiente e, assim, não gerando resíduos. A matéria-prima feita de plantas é produzida pela Braskem.


Qual a diferença entre ele e o convencional?

 

O saco para lixo convencional é feito de fonte fóssil do petróleo. Já o Embalixo Carbono zero é fabricado a base de planta, fonte renovável e também de material plástico já utilizado do meio ambiente. É a união de material biopolimero com material reciclado.


Onde é fabricado?

 

O Embalixo Carbono Zero é produzido em nossas plantas fabris de Campinas e Hortolândia no estado de São Paulo.


Quais os reais benefícios para o meio ambiente?

 

A projeção de vendas até dez de 2020 são 3 milhões de sacos, isso seria 45 mil kg. Para cada kg produzido de material de origem fóssil/petróleo são 2,5kg de co2 produzidos. Isso significa que, como no zero carbono a emissão é neutralizada, estamos deixando de gerar no meio ambiente 112.500 kg de co2.

 

Leia outras notícias em nosso Canal Sustentabilidade: Biodiversidade: a peça mais importante para o futuro sustentável

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%