Existe ciclone bomba?

30/06/2020 às 17:59
por Redação

Atualizado 30/06/2020 às 21:25

Oferecimento
Saiba mais sobre esta expressão que está circulando nas mídias nesta semana

O mês de junho de 2020 terminou com o noticiário meteorológico comentando sobre um “ciclone bomba”. Várias noticias surgiram sobre isso nos dias 29 e 30 de junho. Você já ouviu falar em "ciclone bomba"? O que esta expressão significa?



O assunto surgiu por causa de um forte ciclone extratropical que se organizou na costa da Região Sul do Brasil.  Todo ciclone extratropical, e os ciclones de forma geral, são áreas de baixa pressão atmosférica. Um ciclone é chamado de "ciclone bomba" quando a pressão atmosférica no seu centro cai 24 hPa em um período de 24 horas. Então, essa expressão existe e está ligada à esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.

 

 

 

 

Mas, por que a pressão baixa é tão perigosa?

É por causa dos ventos fortes que estão associados estes ciclones intensos e que podem trazer problemas para a população.

A pressão atmosférica é o peso da coluna de ar sobre a superfície. Então, sobre o mar,  por exemplo quando a pressão do ar diminui, há menos força sobre a superfície da água. Por isso, o mar começa a ficar agitado, as ondas ficam altas e há risco, inclusive, para ressaca.

Nessas situações, em que a pressão do ar está muito baixa e o centro do ciclone está muito próximo ao continente, a situação é muito preocupante para a população local e também navegantes. 

 

Como o ciclone se comporta nos próximos dias?

Na quarta-feira,1 de julho, a pressão do ar cai ainda mais no centro do ciclone. A Climatempo alerta para fortes rajadas de vento entre 60 e 80km/h na maioria das áreas da Região Sul. Algumas cidades do sul e leste do Rio Grande do Sul pode ter rajadas de até 100km/h. E além dos ventos, a Marinha do Brasil alerta também para mar muito agitado no litoral da Região, com risco de ressaca entre o Rio Grande do Sul e Florianópolis, em Santa Catarina.

 

Monitoramento

Muitas empresas são impactadas por eventos como esse. Monitorar e alertar eventos meteorológicos é importantíssimo. Clique aqui e saiba como.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%