Muita chuva no norte do Nordeste

07/07/2020 às 16:58
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica a previsão nos próximos dias

Nos últimos dois dias, tem chovido com frequência na maior parte da costa norte do Nordeste do Brasil. A maior parte desta chuva estava relacionada a presença de áreas de instabilidades que vieram do oceano e provocaram bastante chuva, inclusive no litoral do Ceará e em Fortaleza. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) chegou a registrar em um período de 24 horas, volumes de chuva entre 50 e 90 milímetros, um volume bastante alto para a época do ano. 

 

tabela

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média de chuva para a região de Fortaleza, no mês de julho é de aproximadamente 70 milímetros. Então, quando chove algo perto de 80 milímetros em um único dia, o que observamos é que a média mensal caiu em um dia só e isso chama muito a atenção. O excesso de nuvens e chuva acabou fez a temperatura cair.

 

Foto: Pedro Victor - Fortaleza - CE

 

Chuva dá trégua no Ceará

 

Para quarta-feira, a previsão é de um tempo mais seco na maioria das áreas do Nordeste, inclusive no Ceará, onde o sol volta a brilhar forte. Em Fortaleza, a temperatura volta a subir.

 

A circulação dos ventos que vem do mar acabam favorecendo e mantendo a formação de áreas de instabilidade entre Salvador e Maceió. Nestas localidades, a chuva é mais frequente no decorrer do dia. 

 

Em Ilhéus, Recife, João Pessoa e Natal, as pancadas de chuva acontecem de forma rápida e passageira. 

 

Pelo menos até sábado (11), áreas de instabilidade vão favorecer o crescimento de nuvens e a chuva entre a costa norte e leste do Nordeste do Brasil. Enquanto, isso, no interior dos estados o ar vai continuar seco.

 

Leia também: Novo ciclone deixa o Sul em perigo 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

30°
max

0mm / 0%

Recife - PE

22°
min

28°
max

8mm / 60%

FASES DA LUA

  • Nova
    18/08
  • Crescente
    25/08
  • Cheia
    03/08
  • Minguante
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12