Saiba como a neve se forma

20/08/2020 às 03:33
por Redação

Atualizado 12/05/2022 às 02:54

Oferecimento
Conheça alguns tipos de precipitação de inverno

De uma forma genérica, em meteorologia dizemos que precipitação é tudo que cai das nuvens. A neve é um tipo de precipitação, que apesar do aspecto "fofinho" é considerada precipitação do tipo sólida. 

 

No Brasil, a neve ocorre quase todos os anos na Região Sul, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas eventualmente no Paraná. Ocorrências raras de neve já foram observadas na Região Sudeste, em áreas dos estados de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.

 

A queda de neve no Brasil ocorre quase sempre em meses de outono ou do inverno Historicamente a neve mais precoce ocorreu em abril e o mais tardio em setembro.

 

Em um passado recente, o ano de 2015 não teve neve no Brasil, muito provavelmente devido ao fenômeno El Niño, que manteve a atmosfera quente, o que dificultou muito o surgimento das condições propícias para neve.

 

Entenda um pouco mais sobre o que a neve .

 

 

Neve em Urubici (SC), em agosto de 2010 (Foto:Getty Imagens)

 

 

O que é a neve?

 

A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.

 

 

Fonte de água doce

Neve é uma importantíssima fonte de água doce em diversas regiões do planeta. Em locais onde ocorre neve abundante,  pode ocorrer enchente com o derretimento da neve. É a água do derretimento da neve que alimenta vários rios e forma o que se conhece como "rios de degelo"

 

Chile, Canadá, Estados Unidos são alguns países que contam com rios de degelo. A população do sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde o Clima normal  é de pouca chuva ao longo do ano, depende da neve que cai nas montanhas da região para garantir o abastecimento de água

  

 

Como se mede a neve?

 

A neve quando cai em quantidade suficiente para acumular forma uma camada sobre o solo que é medida em centímetros usando-se uma régua. A medição da chuva acumulada é feita em milímetros e dizemos "milímetros de chuva". A medição da neve é feita em centímetros e dizemos "nevou 10 centímetros", por exemplo.

 

Mas outros tipo de precipitação podem ocorrer na atmosfera e que parecem neve. A chuva congelada ou o resultado da sublimação do nevoeiro geram partículas sólidas que parecem neve, mas rigorosamente não devem ser chamadas porque o processo de formação não é o mesmo que o da neve.

 

 

Precipitação invernal

 

Precipitação é tudo que cai da nuvem. Podemos ter precipitações sólidas e líquidas. A neve, o granizo e a chuva congelada são tipos de precipitações sólidas.

 

A sublimação é um fenômeno químico que ocorre com a água, quando ela passa do estado gasoso para o sólido, ou do sólido direto para o gasoso, mas sem passar pela fase líquida. 

 

A neve se forma dentro da nuvem, mas a chuva congelada, por exemplo, que parece neve, se forma fora da nuvem.

 

A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

 

O gráfico mostra a formação de alguns tipos de precipitação de inverno.

 

 

 

            Alguns tipos de precipitação de inverno (Fonte NOAA/NWS)

 

 

Como a neve se forma?

 Você sabe o que é preciso para nevar no Brasil? Será que tivemos neve em plena Avenida Paulista em 1918? O Explicando o Tempo mostra como a neve acontece.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%