Pandemia reduz em até 50% emissões de ônibus em São Paulo

25/09/2020 às 11:37
por Redação

Oferecimento
Com mais espaço nas vias e agilidade no embarque, monitor mostrou que o transporte público emitiu menos gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos

Qual o impacto da pandemia no transporte público da cidade de São Paulo?

 

A nova ferramenta online Monitor de Ônibus SP, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), mostra que a velocidade média dos ônibus na cidade aumentou durante o isolamento social adotado devido à pandemia de coronavírus.

 

A partir do mês de março, com a diminuição do número de pessoas e de veículos se deslocando por São Paulo, o transporte público pôde circular de modo mais eficiente, reduzindo 52% das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos causadores do aquecimento global, em um dia útil médio de abril quando comparado a um dia útil média de fevereiro.

 

Empregando a mesma comparação, a emissão de material particulado (MP), formado por fuligem e outras partículas sólidas ou líquidas em suspensão na atmosfera que podem causar problemas cardiorrespiratórios, foi reduzida em 51%.Já os óxidos de nitrogênio (NOx), poluentes responsáveis por problemas pulmonares, tiveram suas emissões reduzidas em 56%.

 

O Monitor de Ônibus SP foi criado para auxiliar o acompanhamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de poluentes provenientes dos ônibus da cidade de São Paulo. Ele ajuda a verificar se as operadoras e o poder público vão conseguir reduzir pela metade as emissões de CO2 do transporte por ônibus paulistano; em 90%, as de MP; e em 80%, as de NOx até 2028, tendo como base o ano de 2016. Esses compromissos estão expressos na Lei Municipal 16.802 de 2018, que aborda a redução de emissões do transporte público na cidade.

 

"O Monitor de Ônibus SP é uma ferramenta que processa os dados abertos da prefeitura e disponibiliza análises ágeis e acessíveis para a sociedade acompanhar o nível de oferta de transporte, a fluidez da operação e as emissões. Com isso, almejamos contribuir para termos em São Paulo um transporte público inclusivo, de qualidade e não poluente", diz David Tsai, um dos seus idealizadores.

 

Conheça a ferramentaenergiaeambiente.org.br/ onibus-sp

 

Foto: Istock

 

Dados do monitor

 

Na pandemia, os ônibus passaram a circular mais rápido ao longo de todo o dia. Na primeira semana após o início oficial da quarentena em São Paulo, dia 24 de março, a velocidade média dos ônibus no horário de pico, entre sete e dez da manhã, chegou a 22 km/h. Esse número chegou a ser 15 km/h, valor 32% menor, no início do ano de 2020, ainda no período pré-pandemia.

 

Recentemente, quando as pessoas começaram a voltar às ruas, mas sem que os níveis de circulação anteriores tenham se restabelecido, observa-se uma velocidade média de 19 km/h. “O material particulado emitido durante o mês de abril, auge do isolamento social em São Paulo, caiu 42% em relação ao total emitido em fevereiro”, conta Felipe Barcellos e Silva, pesquisador do IEMA. Isso ocorreu devido à redução de frota em circulação, mas também graças ao aumento da velocidade média dos ônibus que permaneceram rodando.

 

Sob uma velocidade maior, eles ficam menos tempo no trânsito e tornam-se mais eficientes,  gerando menos emissão por quilômetro trafegado. Para cada quilômetro rodado em fevereiro pelos ônibus públicos, era emitido mais poluentes e GEE do que para cada quilômetro percorrido durante o isolamento social. A velocidade melhorou, principalmente, por dois motivos. Com menos carros nas ruas, os ônibus trafegaram com menor concorrência pelas vias. Pontos de parada menos lotados, com menor quantidade de passageiros entrando no veículo de uma só vez, também afetaram a velocidade média das viagens, pois os ônibus ficaram menos tempo parados para o embarque.

 

Material particulado no ar

 

É interessante notar também que as concentrações de material particulado no ar medidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), na primeira quinzena de abril na capital paulista, estiveram notavelmente abaixo das medições com relação aos três anos anteriores, conforme artigo publicado pelo IEMA em maio. A redução da atividade dos ônibus e o aumento da velocidade de circulação, junto com alterações no comportamento de outras fontes emissoras do poluente, pode ter contribuído para a breve melhoria da qualidade ambiental na cidade. Isso aponta para um fato já amplamente conhecido que é a importância de se investir na qualidade da mobilidade urbana como forma de reduzir a poluição do ar.

 

O aumento da velocidade é uma ótima notícia por si só. Leva os passageiros mais rapidamente para seus destinos, reduz as tensões do trabalho de motoristas e cobradores e ainda confere melhor previsibilidade ao serviço, facilitando a gestão da operação pelas empresas. Além disso, os motores de veículos operam de forma mais eficiente sob condições livres de circulação. O anda e para no trânsito travado desperdiça o combustível queimado. Portanto, maior velocidade é sinônimo de menor custo de operação, algo essencial para que se tenha modicidade tarifária, princípio para assegurar o direito ao transporte.

 

Monitor de Ônibus SP

 

O Monitor de Ônibus SP é uma ferramenta de acompanhamento do sistema de ônibus da capital paulista, independente, concebida pelo IEMA e desenvolvida em parceria com a Scipopulis. O objetivo da ferramenta é fomentar debates e ações para o aprimoramento do sistema paulistano de transporte por ônibus. Ela estima as emissões do sistema de transporte por ônibus municipais da cidade de São Paulo. O cálculo da estimativa utiliza dados de GPS transmitidos por dispositivos instalados em todos os ônibus paulistanos que, no segundo semestre de 2019, somavam mais de 14 mil, constituindo uma das maiores frotas de transporte público do mundo.

 

A ferramenta busca indicar se as emissões de todos esses ônibus estão diminuindo em um ritmo consoante ao cumprimento das metas estipuladas na Política de Mudança do Clima do município de São Paulo. Além disso, é possível acompanhar a evolução de indicadores de qualidade e uso do serviço prestado como velocidade média, frota total de veículos, oferta de lugares e número de passageiros transportados. Indicadores essenciais para garantir o acesso de toda a população ao transporte e, consequentemente, à cidade.

 

Vale ressaltar que, nas grandes cidades brasileiras como São Paulo, os principais emissores de poluentes e de gases de efeito estufa (GEE) são os transportes privados. Logo, por emitir menos por passageiro transportado, o transporte público é parte fundamental da solução para os problemas de poluição do ar e de emissão de GEE nessas regiões.

 

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) é uma organização sem fins lucrativos brasileira, fundada em 2006 e com sede em São Paulo (SP). Seu propósito é qualificar os processos decisórios para que os sistemas de transporte e de energia no Brasil assegurem o uso sustentável de recursos naturais com desenvolvimento social e econômico. Ele tem contribuído para a melhoria da qualidade ambiental de forma socialmente justa e sustentável por meio da geração e da sistematização de conhecimento técnico e científico, subsidiando a formulação e a avaliação de políticas públicas nas áreas de energia elétrica e de transportes.

 

Leia mais notícias sobre meio ambiente e sustentabilidade aqui 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%