Chuva para o Pantanal. Temperatura cai no leste de SP e no RJ

03/10/2020 às 07:59
por Redação

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral fluminense com ventos fortes. Risco de chuva forte na Região Sul.

Neste sábado, uma frente fria avança pelo mar e chega ao Rio De Janeiro, mas fica associada com áreas de nuvens carregadas que se espalha, entre o leste de São Paulo e sobre o Sul do Brasil. Uma intensa massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o Brasil mantendo grande parte do país com temperaturas muito acima do normal e sem chuva.

Nuvens com potencial para chuva forte se formam sobre a Região Norte e em alguns locais de Mato Grosso. 

 

mapa-previsao-0310

 

Previsão do tempo para sábado, 3/10/2020

Uma frente fria chega ao Rio de Janeiro e mantém áreas de instabilidade sobre a Região Sul. O sol forte e o tempo seco ainda predominam no centro-norte do Paraná. Curitiba tem garoa.  A temperatura diminui na Região e o vento frio alivia o calorão no hemisfério Sul.                                                                                                                                                              

Dia nublado, com chuva e temperatura amena no litoral sul de São Paulo e no vale do Ribeira. Chove a partir da tarde no centro-leste São Paulo, no Rio de Janeiro, no Sul de minas e na Zona da da Mata, incluindo a Grande São Paulo e o Grande Rio.  A temperatura cai bastante nestas áreas e o sábado é um dia fresco. Fez 37°C em São Paulo ontem pelo terceiro dia seguido e 41°C no Rio de Janeiro.

 

O sol e o calor predominam no restante do Sudeste e por quase todo o Centro-Oeste. Ventos frios aliviam o calor em Mato Grosso do Sul.  Previsão de pancadas de chuva no centro-oeste e sul do Mato Grosso e deve voltar a chover em áreas do Pantanal!

 

A Região Norte tem sol e calor, com previsão de pancadas de chuva e raios, principalmente à tarde e à noite, em Roraima, no litoral e oeste do Pará, no Amazonas, em Rondônia, no Acre e no Amapá.

Sol forte e calor no Nordeste. Chove rapidamente no litoral entre Salvador e o Rio Grande do Norte

 

Calor

Temperaturas de 40°C a 42°C ainda podem ser observadas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, Goiás, sul e leste do Pará, Tocantins, oeste da Bahia centro-sul do Maranhão e do Piauí.

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Ventos fortes sobre o mar na costa do Sul e do Sudeste e deixam o mar muito agitado neste sábado. A Marinha do Brasil alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com ondas de até 2,5 metros. 

O mar sobe no decorrer do dia no litoral do Paraná e à noite, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. No litoral de São Paulo e do Rio tem risco de ressaca no domingo.

 

Alerta para fortes rajadas de vento, com até 70 km/h nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Rio de Janeiro, as rajadas podem chegar aos 80 km/h.

As rajadas de vento com até 60 km/h são esperadas para o litoral capixaba e na costa norte do Nordeste.

 

Em relação à chuva, o alerta para temporais é para o sudoeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Mas as outras regiões gaúchas, Santa Catarina , o leste do Paraná,  o sul e o leste de São Paulo, incluindo as capitais Curitiba e São Paulo, podem ter chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento moderadas a fortes.

 

Alerta para temporais no noroeste do Amazonas e oeste de Roraima, no extremo sul do Amazonas, Acre e oeste de Rondônia.  Nas outras regiões do Amazonas, de Roraima, de Rondônia e no litoral do Pará, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento..

 

Situação de emergência para ar muito seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12%  em Goiás, em todo o Mato Grosso do Sul, no  leste de Mato Grosso, Cuiabá, no oeste/noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, e no norte/noroeste do Paraná.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%