Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio de Janeiro tem tarde mais quente do ano e do verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Juliana Wu - Rio de Janeiro - RJ

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Juliana Wu - Rio De Janeiro - RJ  

 

Conforme previsto pela Climatempo, o calor foi intenso e com recorde no Rio de Janeiro.

 

O estado do Rio De Janeiro foi um dos locais mais quentes no Brasil nesta quarta-feira, 27 de janeiro. Com o céu com poucas nuvens e um dia ensolarado, o ar esquentou muito e a temperatura subiu rápido.

 

A cidade do Rio de Janeiro teve a tarde mais quente do ano, até agora e registrou um novo recorde. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a temperatura máxima de 39°C na estação da meteorológica da Marambaia. O recorde anterior era do dia 18/01/2020, quando a temperatura máxima registrada foi de 37,3°C na estação da Vila Militar, na zona oeste carioca.

 

No dia 07 de Janeiro, já havia ocorrido um recorde para maior temperatura de 2021, quando o termômetro na estação da Vila Militar marcou na ocasião, 37,2°C. 

 

Outro detalhe importante: Nesta quarta-feira, 27, também foi a tarde mais quente desde o início do verão. A explicação é que com o registro de 39ºC, na estação da Marambaia, pode-se afirmar que não fazia tanto calor assim desde o dia 31/12/2020, quando nesta data, a temperatura marcou 38,3°C, também na estação meteorológica da Marambaia, no extremo oeste da capital fluminense.

 

Cadê a chuva para refrescar?

 

A presença de uma grande massa de ar quente que predomina sobre boa parte do  Sudeste do Brasil dificulta a chegada de umidade. Nos próximos dois dias, o predomínio é de sol e forte aquecimento. Os fluminenses vão sentir muito calor. Com a presença do ar seco, pouca nebulosidade e o predomínio do sol durante todo o dia vamos observar uma elevação de temperatura máxima no estado do Rio de Janeiro.

 

Até sexta-feira (29), com a presença do ar mais seco sobre o estado, não há condições para chuva. O amanhecer será marcado por sol e calor. A temperatura dispara e as tardes ficam cada vez mais quentes, inclusive na capital e Grande Rio. A sensação térmica pode ficar em torno dos 42ºC.  

 

Essa situação vai se sustentar ainda por alguns dias. Há indicação do enfraquecimento da massa de ar quente e da chegada de uma frente fria mais consistente no fim da primeira semana de fevereiro.

 

Alguns modelos meteorológicos estão “enxergando” uma frente fria avançando para o Sudeste entre os dias 5 e 6 de fevereiro. Essa frente fria vai trazer, nuvens, chuva e alguma queda de temperatura. Um “refresco” para os moradores do Rio de Janeiro.

 

Leia também: Janeiro termina com mais temporais no Sul do Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias