1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Os perigos de atravessar em zonas alagadas com automóveis
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Os perigos de atravessar em zonas alagadas com automóveis

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Sayako Amanduna - São Paulo - SP 

 

Nesta época do Verão, as fortes chuvas são recorrentes e é comum cenas de enchentes em diversas regiões do Brasil. 

 

Quem transita pelas vias, corre um risco ainda maior, inclusive para quem circula de carro. Quando a água em excesso entra nos automóveis, diversos equipamentos podem ser comprometidos. Sistema de admissão de ar, motor e componentes elétricos, pois os veículos não foram projetados para essas situações.


Ricardo Crivelini Ribeiro, Coordenador de Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Anhanguera, unidade de Pirituba, explica que a travessia deve ser realizada em último caso.

 

"É importante ficar atento aos locais que alagam fácil e evite sair de casa em temporais. Caso não tenha escolha, muita atenção com bueiros e calçadas, porque com a grande quantidade de água, esses perigos podem ficar encobertos. Importante também procurar pontos altos para trafegar. Se não achar um lugar seguro, chame imediatamente o corpo de bombeiros e só abandone o veículo em último caso", comenta Ribeiro.


Além do perigo ao motorista, o carro também pode sofrer com a água. O calço hidráulico acontece quando uma grande quantidade de água, ou até mesmo combustível, entra nos cilindros e impede o funcionamento dos pistões, o que pode parar o motor. Em baixa velocidade e não trocando a marcha, o motor geralmente é o único prejudicado, já em alta velocidade no alagamento, outros prejuízos podem ocorrer, explica o engenheiro.


Os prejuízos com a passagem do carro dentro de enchentes podem ser irreversíveis, colocando em risco a saúde do veículo. Isso pode vir a ocasionar a perda total do automóvel. Até mesmo veículos grandes e 4x4 como jipes, não devem arriscar a passagem em vias alagadas. 

 

Leia também: Temporal volta a alagar SP

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias