Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Benefícios socioeconômicos das observações meteorológicas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Fonte: WMO

 

Atrás de cada previsão do tempo, cada alerta precoce de perigos com risco de vida e cada projeção de mudança climática de longo prazo são dados observacionais.

 

Um novo relatório publicado pelo Banco Mundial , produzido em colaboração com a Organização Meteorológica Mundial e o Met Office (Reino Unido), estima que a melhoria da coleta e do intercâmbio internacional de dados observacionais baseados na superfície proporcionará benefícios socioeconômicos adicionais no valor de mais de US $ 5 bilhões por ano ano.

 

Esta é uma estimativa conservadora e não inclui os enormes benefícios não monetários, como o potencial de vidas salvas e melhorias no bem-estar, especialmente para os países em desenvolvimento.

 

Em seu relatório, o autor principal Daniel Kull do Banco Mundial e seus co-autores argumentam que “Em vista dos crescentes desafios relacionados ao Clima e às condições meteorológicas que a humanidade enfrenta as observações baseadas na superfície devem ser tratadas como um bem público crítico”.

 

Embora os satélites estejam se tornando cada vez mais importantes, isso não diminui a necessidade de observações confiáveis ​​e acessíveis na superfície.

 

Lars Peter Riishojgaard da WMO, um dos co-autores do relatório, aponta que existem grandes lacunas na rede de observação baseada em terra, em particular nos Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), e que essas lacunas reduzem a qualidade e a precisão dos produtos de previsão numérica do tempo, que formam a base da maioria das previsões do tempo e do clima, avisos antecipados e serviços relacionados para a tomada de decisão no dia-a-dia.

 

O relatório estima que setores altamente sensíveis ao clima, como agricultura, energia, transporte e construção e gestão de risco de desastres, podem se beneficiar em mais de US $ 160 bilhões por ano com melhorias potenciais nas capacidades de previsão do tempo que estariam ao nosso alcance devido ao nosso estado atual de conhecimento científico e nossa tecnologia.

 

Várias regiões têm lacunas graves nos sistemas básicos de observação do tempo e do clima, especialmente na África, em alguns estados da América Latina, Pacífico e ilhas do Caribe. Isso tem um grande impacto negativo sobre a confiabilidade dos serviços de alerta precoce nessas áreas, mas também em todo o mundo. 

 

É urgente investir na melhoria das estações básicas de sondagem terrestre e de balão para aumentar a capacidade dos países menos desenvolvidos de mitigar os riscos climáticos, como tempestades, inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e tempestades de areia / poeira. 

 

No momento, as limitadas observações do tempo e do clima são um obstáculo ao desenvolvimento e ao bem-estar humano. Uma das recomendações do relatório é aumentar a quantidade de observações que são trocadas globalmente, investindo nos países onde esses dados são esparsos. 

 

“As observações feitas em áreas onde poucas estão disponíveis atualmente são conhecidas por terem o maior impacto na qualidade das previsões do tempo e dos produtos de análise climática”, diz John Eyre do Met Office, outro co-autor do relatório.

 

Portanto, os investimentos em LDCs e SIDS devem gerar o maior retorno de uma perspectiva global geral. 

 

“Aumentar o número de observações baseadas na superfície nessas regiões oferece um benefício global em relação ao custo de mais de 25”, diz Kull. 

 

Em outras palavras, para cada dólar investido, pelo menos 25 dólares em retornos socioeconômicos poderiam ser realizados.

 

Mecanismo de Financiamento de Observações Sistemáticas

 

As conclusões do relatório informarão as discussões em um primeiro Fórum de Financiadores do Mecanismo de Financiamento de Observações Sistemáticas (SOFF) proposto em 24 de março de 2021.

 

Este novo mecanismo de financiamento buscará especificamente fechar a lacuna de dados de observações que prejudica nossos serviços de tempo e clima local, regional e globalmente. Exige uma resposta global, coordenada e de longo prazo em apoio aos países com maior capacidade e lacunas financeiras.

 

A criação do SOFF é liderada pela OMM em colaboração com uma ampla gama de organizações internacionais, incluindo os membros da Alliance for Hydromet Development. A Aliança é uma coalizão das principais instituições financeiras de clima e desenvolvimento para fechar a lacuna de capacidade em previsões meteorológicas de alta qualidade, sistemas de alerta precoce e informações climáticas.

 

Como uma prioridade urgente, o SOFF apoiará SIDS e LDCs para melhorar e manter a geração e troca de observações baseadas na superfície. Ao fazê-lo, ajudará a fortalecer a adaptação ao clima e a resiliência em todo o mundo, especialmente para os mais vulneráveis.

 

Rede Global de Observação Básica

 

O SOFF visa acelerar o progresso em direção à implementação total da Rede Global de Observação Básica (GBON), que foi aprovada em princípio pelo Congresso Meteorológico Mundial em 2019. GBON é baseado em um acordo pelo qual a rede básica de observação do clima de superfície é projetada , definido e monitorado em nível global.

 

O mundo ainda não implementou totalmente o sistema previsto neste acordo, pois ainda existem enormes lacunas nas observações. A falta de dados da África, partes da América do Sul e da Ásia e de pequenos estados insulares em geral é frequentemente causada pela falta de recursos suficientes para gerar e trocar os dados - em particular para operar e manter o sistema de observação a longo prazo .

 

O novo relatório publicado pelo Banco Mundial em colaboração com a OMM e o Met Office avalia os benefícios socioeconômicos da Rede Global de Observação Básica em geral e, em particular, fornece uma estimativa da relação benefício / custo do investimento necessário para progredir de o status atual de nossas redes para uma implementação completa do GBON.

 

Fonte: WMO

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias