Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo de Páscoa com calor e pancadas de chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Santo André (SP), por Selma Souza Cabrera

3 min de leitura

Oferecido por

Neste domingo (4), uma frente fria afasta ao largo da costa leste do país influenciando ainda áreas do sul da Bahia, Espírito Santo, centro-norte de Minas e leste de Goiás.

 

Uma massa de ar seco atua sobre o centro-sul do país, na Bahia e em áreas do Sertão do Nordeste. A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) junto à costa norte do país mantém nuvens carregadas sobre toda a faixa norte do Nordeste e entre o litoral norte do Pará e do Amapá. O calor e a umidade mantém nuvens carregadas sobre maior parte de Mato Grosso, Amazonas, Acre e Rondônia. 

 

mapa-previsao-0404
 

Condições do tempo para o dia

Domingo de tempo aberto em maior parte do Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, extremo sul de Goiás, sul de Minas e Triângulo Mineiro. Apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul, costa leste de Santa Catarina e litoral de São Paulo e do Paraná têm condições para chuva no decorrer do dia. O sul do Piauí, interior de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e centro-norte da Bahia também ficam sob influência do ar seco, sem previsão de chuva.

 

Toda a costa entre o Ceará até o Amapá fica sujeita a muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia, assim como a costa leste da Bahia. Muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia também no centro-oeste do Amazonas. Nas demais áreas, dia de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva principalmente durante o período da tarde. 

 

Riscos previstos para o dia

Ficam em alerta para temporais neste domingo a costa leste do Amapá, o centro-oeste do Amazonas e o oeste de Roraima, com risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento.

 

A situação é de atenção para ar muito seco em Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, norte e oeste paulista, interior de Pernambuco, sul do Piauí e norte da Bahia, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% por várias horas seguidas principalmente durante horários mais quentes do dia.

 

Fica em atenção ainda a costa leste do Paraná, litoral sul de São Paulo e a costa norte de Santa Catarina para o risco de chuva moderada. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias