Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia Internacional da Astronomia: 8 de abril

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Antes de comemorarmos o Dia Internacional da Astronomia e/ou o Dia Mundial da Astronomia temos que entender qual é a diferença entre as palavras Mundial e Internacional.

 

De forma simples, para que um evento seja reconhecido como Internacional, basta que tomem parte dele duas nações


Para que um evento seja reconhecido como Mundial é necessário o envolvimento dos países mais representativos do mundo e estar oficializado no calendário da Organização das Nações Unidas (https://www.un.org/en/observances/international-days-and-weeks).

 

Dia Internacional da Astronomia: 8 de abril


No dia 8 de abril comemoramos o Dia Internacional da Astronomia. Apesar da comemoração ser realizada no Brasil, esta data não consta no calendário da Organização das Nações Unidas. 


Por que essa data?

Outra pergunta difícil de ser respondida. Isso porque, não existe uma lei nacional que oficializa o dia 8 de abril como o Dia Internacional da Astronomia. Mas, será que ocorreu algum evento tão especial em 08 de abril no Brasil?

 

Foi no dia 8 de abril de 2006 que o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, regressou à Terra após cerca de sete dias a bordo da Estação Espacial Internacional completando a Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (EAB). 


Só por esse feito podemos considerar o dia 8 de abril como uma data especial para a astronomia e astronáutica brasileira. No dia 9 de janeiro comemora-se o Dia do Astronauta, justamente para homenagear a Missão Centenário.


Dia Nacional da Astronomia

Para quem deseja algo oficial dia 2 de dezembro é o Dia Nacional da Astronomia. O projeto de lei Nº 5.931/09, de Guilherme Campos, menciona no artigo primeiro que "Fica instituído o Dia Nacional da Astronomia, a ser celebrado anualmente no dia 2 de dezembro.".  Guilherme Campos justifica essa data, pois:


Na verdade, o Dia Nacional da Astronomia já é comemorado, tendo sido escolhido o dia 2 de dezembro para homenagear o dia de nascimento de Dom Pedro II, . Embora não tenha sido o criador do Observatório Nacional, Dom Pedro II empenhou-se em equipá-lo e reorganizá-lo, tornando-o um destacado centro de pesquisas. Sua paixão pela astronomia, sua ciência preferida, era amplamente conhecida.

Fonte: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B9E2D949A581C499FDE5717258C3A9A3.proposicoesWebExterno1?codteor=685845&filename=PL+5931/2009 

 

 

Outras datas da astronomia

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas, existem outras datas astronômicas e astronáuticas para serem comemoradas. São elas:


12 de abril – Dia Internacional do Voo Espacial Humano – uma homenagem ao Russo Yuri Gagarin que realizou o primeiro voo espacial tripulado, em 12 de abril de 1961;

Fonte:https://www.un.org/es/observances/human-spaceflight-day


21 de junho – Dia Internacional da Celebração do Solstício – diversos povos comemoram essa data. Por causa disso, a ONU reconheceu essa data como um evento internacional à ser comemorado;

Fonte: https://www.un.org/en/observances/solstice-day


30 de junho – Dia Internacional do Asteroide – uma homenagem que a ONU fez para recordarmos o Evento de Tunguska na Sibéria, ocorrido em 30 de junho de 1908.

Fonte: https://www.un.org/en/observances/asteroid-day


Entre 4 e 10 de outubro – Semana Mundial do Espaço – uma data estipulada pela ONU para celebrar as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para melhoria da vida e condições humanas.

Fonte: https://www.un.org/en/observances/world-space-week

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias