Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Você sabe o que significa 30% de chance de chuva?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

IStock

4 min de leitura

Oferecido por

Na quinta-feira, 15 de junho de 2021, circulou na internet uma imagem sobre como é feita a probabilidade de chuva em uma região. O meme despertou curiosidade e dúvida em muitas pessoas. E você, sabe como os meteorologistas fazem esse trabalho? O que significa chance de x% de chuva? Nós vamos te explicar!

 

Como é feita a previsão do tempo?

Tudo começa com uma imensa base de dados, que alimenta diversos programas com fórmulas matemáticas complexas, que simulam o comportamento da atmosfera.

 

A previsão do tempo é feita diante da análise de muitos dados ao mesmo tempo. É preciso analisar a atmosfera e o mar, de diferentes formas. Esses dados são observados através das estações meteorológicas(terrestres e marítimas), imagens de satélite, radares meteorológicos e diversos mapas e gráficos gerados pelos supercomputadores.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica um pouco mais sobre como é feita a previsão de tempo e Clima na Climatempo. Veja:

 

Como se faz a previsão do tempo?

 

Como se mede a chuva?

Você sabe como é medida a chuva? Muitos estão acostumados a ouvir quanto choveu em uma determinada região por milímetros. Mas, você sabe o que significa? Chover 50 milímetros é pouca ou muita chuva?

 

A medida usada para medir a chuva é milímetros por metro quadrado. Um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Quem auxilia na medição da quantidade de chuva são os pluviômetros. 

 

Por exemplo, 50 litros acumulados aos poucos, durante o dia, pode ter um impacto pequeno, mas 50mm em um curto período de tempo, por exemplo, em 1 hora, já é considerado uma grande quantidade de chuva

 

Entenda mais: Saiba como medir a chuva

 

O que significa probabilidade de chuva?

A dúvida de muitas pessoas é: A porcentagem indica a chance de chover em uma determinada região, ou representa a probabilidade de chover a quantidade de milímetros que é indicada na sequência? 

 

Resposta ✅

Na Climatempo, quando é feita uma previsão, é usada a probabilidade de chover na região. Ou seja, a porcentagem representa a possibilidade de chuva do dia.

 

A probabilidade de chuva se dá levando em consideração as análises das fórmulas matemáticas citadas anteriormente. Um exemplo bem prático é: a probabilidade de tirar um número par em um dado, é de 50%.

 

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade. Não quer dizer que vai chover 3mm em todos os bairros da cidade, e não significa que tem 30% de chance de chover no território que você está, mas sim na cidade como um todo.

 

Confira o exemplo:

  cidade ponta pora

Exemplo da página de previsão da cidade de Ponta Porã/MS, no site da Climatempo

 

 

No exemplo acima, é possível ver que existe uma possibilidade de 40% de chuva para a cidade de Ponta Porã, no estado de Mato Grosso do Sul. Pouca chuva é prevista, apenas 2 milímetros, portanto, na maior parte da cidade, a chance de chuva não é tão grande.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias