Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Noite gelada na serra do RS e de SC: tem chance de neve?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Neve em Nova Iorque em fevereiro de 2021, por SDOT Photos, Fotos Públicas

3 min de leitura

 

O frio era intenso na tarde desta quarta-feira, 16 de junho, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 3°C e 4°C eram observadas em cidades como São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC). A maioria das áreas do interior destes estados e o sul do Paraná estava com temperatura abaixo ou próxima dos  10°C . E com tanto frio assim, será que pode nevar? 

 


Frente fria trouxe umidade e frio

 

Uma frente fria passou pelo Sul do Brasil e deixou bastante umidade espalhada sobre o norte do Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina, além de ter trazido o ar frio de origem polar que derrubou a temperatura. Muita nebulosidade baixa era observada sobre a região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira, acendendo a luzinha da possibilidade de neve na cabeça dos meteorologistas.

 

Muita umidade e frio na serra do RS e de SC na tarde de 16/6/2021

 

 

Recorde de frio em Porto Alegre e em Florianópolis

 

E a ocorrência de neve em Córdoba, na Argentina, aumentou ainda mais a dúvida. Aliás, várias províncias da Argentina registraram neve nesta quarta-feira, o que não é muito comum.


Confira a previsão para o inverno 2021


Tem chance de neve?

 

A combinação de frio intenso com muita umidade é básica para a formação das nuvens que podem provocar precipitações de inverno como neve ou chuva congelada. O problema é que o frio para formar a neve é um frio especial. A atmosfera precisa estar muito fria, com temperatura abaixo de 0°C, não apenas nas camadas de ar superior, mas também nas camadas de ar próximas da superfície.


A noite desta quarta-feira segue gelada na serra gaúcha e catarinense e há chance de chuviscos ou chuva leve. No entanto, a atmosfera superior não deve estar tão fria no momento da chuva para que haja condições para a formação da neve. 


Saiba como a neve se forma


Por isso, a Climatempo não vê possibilidade de nevar na noite desta quarta-feira, 16 de junho, ou na madrugada da quinta-feira, 17. Porém, há uma pequena chance de ocorrer a chuva congelada.

 

Veja os tipos de precipitação de inverno

 

 

Tipos de precipitação de inverno

 

 

+ mais notícias